Turismo

Taquaral é o novo roteiro turístico de SJP
13-11-2015 19:45

Ao lado do Mergulhão e da Colônia Murici, a Campina do Taquaral também oferece opções para os turistas que desejam desfrutar da natureza e provar as delícias produzidas na área rural de São José dos Pinhais, como almoços tradicionais do campo e cafés coloniais de encher a boca. Lançado em julho deste ano, o Circuito Rural Taquaral é mais novo roteiro turístico de SJP.

O projeto surgiu dos produtores de vinho da região. “Chamei todos para uma conversa sobre a importância de trabalharmos em conjunto, sobre associativismo e a importância do turismo na atividade rural. Desta conversa se fortaleceu a amizade e até hoje trabalhamos em parceria, trocamos equipamentos, nos ajudamos na safra, fazemos compra coletivas”, conta o presidente da Associação dos Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo da Campina do Taquaral e Região (Acamp). José Augusto Zanchetta.

Atualmente com 15 empreendimentos, o Circuito Rural Taquaral oferece espaços para eventos, lazer, prática esportiva, restaurantes, pizzaria, vinícola, produtos coloniais, pesqueiro, orquidário, cerâmicas e visitas pedagógicas agendadas. “Para fomento do Turismo, desde 2011 realizamos as Caminhadas na Natureza e criamos a Festa Ítalo-polonesa, tentando manter vivas as tradições e costumes das principais etnias aqui enraizadas”, destaca Zanchetta.

Além do apoio da Prefeitura de SJP, a Acamp conta com o auxílio do Instituto Emater, da Ecoparaná e do Sebrae. As parcerias renderam diversos cursos para empreendedores e comunidade local. “Hoje, abraçamos outras colônias, como Colonia Rio Grande, Zacarias, Marcelino, Campo Largo da Roseira, Cachoeira e Campestre da Faxina”, lembra o presidente da associação.

INFRAESTRUTURA
O empecilho para fazer do Taquaral um novo Mergulhão ainda é a infraestrutura. “O que nos falta, e atrapalha muito, é a falta de infraestrutura: sinalização turística oficial, portal e pavimentação. Os turistas reclamam muito”, diz Zanchetta.

A solução para o progresso do novo Circuito já está nos planos da Secretaria Municipal de Turismo, como conta o diretor Dídio Chupel. “A Prefeitura vem desenvolvendo e executando projetos de infraestrutura, como sinalização e pavimentação, também a obra do novo portal turístico desta região, que deve ficar pronto em 2016.”

CONCORRÊNCIA
O presidente da Acamp diz não temer a concorrência com o famoso Caminho do Vinho (localizado no Mergulhão) ou com a Colônia Murici (que também oferece opções de Gastronomia e Turismo Rural). “O Turismo é uma grande oportunidade de negócios e o Turismo Rural uma válvula de escape para moradores das grandes cidades. Acredito que existe potencial turístico muito grande para toda área rural de São José, por isso, não há competição com as outras regiões. Há público para todos.”

O diferencial do Taquaral, recorda Zanchetta, é a bandeira da preservação do Meio Ambiente. “Nossa bandeira ambiental também é um diferencial, que envolve toda a comunidade local. Temos no Circuito placas com frases sobre preservação. Estas frases surgiram de um concurso realizado na Escola Lilian Viana, onde premiamos as 10 melhores.”

Segundo ele, outro ponto positivo para o Taquaral é sua localização. “Temos o privilégio de ter acesso por várias vias, como o Contorno Leste e a BR-376. Também nos ligamos aos municípios de Curitiba (Umbará) e Fazenda Rio Grande”, recorda.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado