Turismo

Treinamento para a Copa 2014 simula ataques terroristas
29-11-2013 16:50

Simulações, envolvendo diversos setores da saúde, foram realizada quinta-feira (28), em Curitiba, como parte do treinamento para a Copa do Mundo Fifa 2014. Foram testados procedimentos e atendimentos de feridos em acidentes.

O treinamento foi realizado no Quartel-General do Exército, Pinheirinho, envolvendo secretarias municipal e estadual da Saúde, Samu de Curitiba e São José dos Pinhais, Siate, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, e outras equipes de apoio.

Foram feitas reuniões de trabalho no auditório da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, seguido de treinamento em campo. A simulação envolveu um acidente de carro. Outras ações envolveram as equipes de antiterrorismo, inteligência e contraterrorismo.

“A cada dia de treinamento e simulações as equipes paranaenses estão aumentando o grau de competência e qualidade”, disse o coordenador geral da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha. Segundo o general de artilharia do Exército, Fernando Marques de Freitas, os testes são a base do sucesso numa megaoperação. “Fico feliz com a integração e parceria de todos os setores, deixando os protocolos no papel e partindo para a prática”, afirmou Freitas.

EXERCÍCIOS – Em uma das simulações, jovens foram atacados em um fictício bar da fan fest, por um motoqueiro que atira bombas radioativas. Foram usados equipamentos próprios para material radioativo, além da limpeza nos corpos dos feridos. Em outra, dois bandidos sequestram uma pessoa, e as equipes de negociação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), da Polícia Civil, entram em ação.

Ao mesmo tempo atiradores de elite que se posicionam a mais de 60 metros. Nesta simulação o primeiro bandido é rendido e preso, e o seu companheiro recebe um tiro fatal no rosto.

Na terceira simulação três terroristas, após assalto frustrado a um banco, tomam um ônibus de passageiros. O Tigre efetuou retomou o ônibus e libertou os reféns com segurança. Nenhum pedido dos bandidos foi atendido e a operação foi um sucesso, com a prisão de todos os terroristas.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado