Turismo

Visitantes aprovam revitalização do Parque Estadual do Monge, na Lapa
29-07-2016 18:47

Moradores de várias regiões aproveitam o período de férias para visitar o parque estadual o Monge, na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. O parque foi revitalizado pelo Governo do Estado. Passarelas com corrimões metálicos, novos banheiros, mirante, calçadas, espaço de orações e outras estruturas agora oferecem mais segurança e conforto nos passeios.

Nesta quinta-feira (28) o secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, esteve no parque para vistoriar as reformas e conversar com os turistas sobre a nova infraestrutura.

“Ninguém melhor do que quem usa e visita para dizer se aprova ou não as mudanças. Essa impressão é importante para novas propostas que pretendemos trazer para o parque”, disse Bonetti.

O Parque do Monge é uma das mais importantes atrações do turismo religioso no Paraná. Foi criado em 1960 e é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Em seus 330 hectares está a Gruta do Monge, local de peregrinação religiosa. Neste espaço, teria vivido o Monge João Maria D'Agostinis, ermitão que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, fazia profecias e orações.

A visita do secretário foi acompanhada pelo diretor de Áreas Protegida, Guilherme Vasconcellos. “Além da paisagem natural importante para conservação, o parque tem forte vocação religiosa que foi respeitada e valorizada nas reformas”, disse Vasconcellos. “Os fieis têm um local próprio e bonito para as orações e acender as velas, o que diminui o impacto nas demais partes do parque e melhora o aspecto visual da unidade”, afirmou Vasconcellos.

Havia 12 anos que Maria Clarise Koper, moradora de Mafra, Santa Catarina, não visitava o parque. Ela ficou impressionada com as mudanças. “Está muito mais acessível tanto pra chegar pelas calçadas como para andar nas trilha, com essas passarelas e o corrimão. Ajuda muito, principalmente para os mais velhos”, disse Maria Clarise.

A opinião é compartilhada pelo genro João Marcos Elias, que também conheceu o parque muito antes da revitalização. “Ficou muito melhor, mais agradável e bonito”, disse ele.

Nelson Rosa aproveitou as férias escolares da filha Kevilyn e com a esposa, Isolina, foi conhecer o Parque do Monge. “Tem gente que viaja longe para ir a lugares bonitos, mas aqui tão pertinho temos essa maravilha”, declarou Isolina.

A família Rosa aproveitou o dia também para visitar outros atrativos históricos no município da Lapa. “Gosto muito de museus e dessa parte histórica, então aqui é perfeito porque também tem o parque que é mais uma ótima opção”, disse Kevilyn.

O Parque Estadual do Monge é aberto à visitação todos os dias, das 8h às 18h. No horário de verão o parque fica aberto até as 18h30, pois é grande a procura de turistas, ao fim do dia para, ver o pôr-do-sol do centro de visitantes.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado