Auditoria aponta problemas na Saúde pública de SJP
31-10-2014 17:35

Uma auditoria cívica, realizada por 110 voluntários nas 28 Unidades de Saúde de São José dos Pinhais, aponta graves problemas na área. Atendimento à população, falta de estrutura e carência de pessoal e de medicação foram os principais pontos negativos levantados. O relatório final da auditoria será entregue na tarde desta sexta-feira (31) à Secretaria Municipal de Saúde, ao Ministério Público de SJP, ao Tribunal de Contas da União e também ao Ministério da Saúde. O Executivo terá 120 dias para resolver os problemas, que serão acompanhados de perto pelos auditores.

“Em dois dias, os auditores percorreram todas as unidades e conversaram com servidores, pacientes e moradores. Observamos que 51% da população não tem cobertura do Programa de Saúde da Família. São 41 equipes no Município mas todas estão incompletas. Faltam profissionais”, explica o diretor da Força Sindical, Jamil Dávila.

Foram avaliados quatro pontos principais: estrutura física, equipamentos e recursos humanos; qualidade dos serviços; medicamentos e percepção do usuário e profissionais. “Em algumas Unidades ouvimos elogios, como no Córrego Fundo e na Faxina, que possuem ótima estrutura. Porém, os servidores disponíveis ainda são poucos”, conta o diretor.

“Já as Unidades de Campo Largo, Castelhano, Contenda e Cidade Jardim são muito antigas e não comportam mais a população nem os servidores que lá trabalham. Precisam de ampliação ou nova construção urgente”, revela. “Os servidores são verdadeiros heróis por conseguirem atender nestas unidades com uma estrutura tão precária.”

PRAZO
A Prefeitura de SJP terá quatro meses para resolver os problemas apontados no relatório final, entregue hoje. “Uma comissão de voluntários irá acompanhar o que está sendo feito neste período e coletar mais informações sobre a Saúde no Município”, explica Dávila.

Após o prazo, nova reunião será realizada e, caso as demandas não sejam cumpridas, serão encaminhadas denúncias aos órgãos públicos responsáveis. “Nosso objetivo não é criticar o trabalho da administração ou do servidor. O próprio Conselho Municipal de Saúde está presente nesta auditoria. Este é um trabalho conjunto da sociedade civil organizada para que os recursos destinados à Saúde sejam aplicados da melhor forma possível e a população tenha o atendimento garantido por lei”, conclui.

AUDITORIA
Organizada pela Força Sindical do Paraná e pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, a auditoria tem o apoio do Ministério Público, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e outros órgãos e instituições do poder público e da sociedade civil organizada, como associações de bairro.

Os 110 auditores envolvidos são moradores voluntários e servidores da União e de órgãos públicos. SJP foi a primeira cidade da Região Metropolitna de Curitiba a receber a auditoria. A próxima será Araucária.


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
<

Nenhum item encontrado

Patrocinadores GuiaSJP

  • Narcel Refrigeração
  • Oliveira VC Imóveis
  • Imobiliária Wan Dall
  • Sonata Imóveis
  • Embalagens SJP
  • Toniolo Corretora de Imóveis
  • Arametrix
  • Marinho e Associados Advogados
  • COELHO IMÓVEIS
  • Monica Carvalho Corretora de Imóveis
  • Jorge Riuzim
  • AS Consultoria Imobiliária