Bancos de sangue registram aumento de 10% no número de doações nas férias
26-02-2015 19:32

Neste início do ano, a solidariedade dos paranaenses tem conseguido manter os estoques de sangue em níveis seguros. Desde janeiro, já foram feitas 22.957 doações na hemorrede estadual, que tem 22 unidades espalhadas pelo Paraná. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, o número de doações aumentou, mesmo no período de férias. O crescimento foi de 10% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 20.797 doações.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o apoio da mídia foi essencial para sensibilizar a população sobre a necessidade de ampliar o número de doações. “Muitas pessoas têm interesse de se tornarem doadores, mas têm medo por não saberem como funciona o processo. Por isso, o papel da mídia é tão importante para esclarecer dúvidas”, disse Caputo.

No carnaval deste ano, o Hemepar preparou um esquema especial para atender o público antes e durante o feriado. O trabalho deu resultado e cerca de 4,5 mil doações foram feitas de 9 a 18 de fevereiro. O número foi 21% maior do que no carnaval do ano passado, quando houve 3,7 mil doações.

FIDELIDADE - Segundo o diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, a intenção agora é fazer com que os doadores se tornem fidelizados e voltem ao Hemepar sempre que possível.

“Queremos que este gesto de solidariedade vire uma rotina na vida das pessoas. Com isso, poderemos garantir o abastecimento dos hospitais durante o ano todo”, ressaltou Hatschbach.

Para se tornar doador é preciso ter de 16 a 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Menores de idade precisam da autorização dos responsáveis. Homens podem doar a cada dois meses. Já as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação.

Quem faz três ou mais doações em um período de 12 meses tem direito a um certificado de doador fidelizado. O documento garante uma série de benefícios, como pagar meia-entrada em shows, espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros. Para manter o certificado válido é preciso doar sangue pelo menos duas vezes a cada 12 meses.

A estudante Fernanda Ribeiro Nogueira, 20, doa sangue há três anos no Hemepar de Curitiba. Ela afirma que se sente bem sabendo que pode ajudar na recuperação de outras pessoas. “Sou doadora desde os 17 anos e sempre que posso vou ao Hemepar para fazer a minha parte. É legal saber que a minha doação pode fazer a diferença para alguém”, relata Fernanda.

RETAGUARDA - Atualmente, o Hemepar é responsável pelo abastecimento de 384 hospitais públicos do Paraná. Além do sangue total, o órgão fornece mais quatro hemoderivados: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Estes componentes são fruto de um processo de fracionamento da bolsa de sangue doada. Por isso, a doação de sangue de uma pessoa pode salvar até quatro vidas.

INFORMAÇÕES: Para saber qual o banco de sangue mais próximo ou tirar dúvidas sobre o processo de doação, ligue 0800-645 4555 ou entre em contato com o Hemepar pelo email rchemepar@sesa.pr.gov.br.

Quem pode doar?

Homens e mulheres de 16 à 69 anos, desde que:

- Menores de 18 anos com a autorização de um responsável

- Esteja em boas condições de saúde

- Pese, no mínimo, 50 Kg

- Esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)

- Apresente documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)



Impedimentos temporários para doar sangue:

- Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura

- Diarreia: aguardar 7 dias após a cura

- Durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

- Tatuagem nos últimos 12 meses

- Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada)

- Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias (dependendo do tratamento realizado)

- Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses).



Condições definitivas de quem não pode doar:

- Hepatite viral após os 10 anos de idade

- Diabetes insulinodependente

- Epilepsia ou convulsão

- Hanseníase

- Doença renal crônica

- Antecedentes de Neoplasias (câncer)

- Antecedentes de acidente vascular cerebral (derrame)

- Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV)

- Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas


Agência Estadual de Notícias
<

Nenhum item encontrado

Patrocinadores GuiaSJP

  • J. Brito Corretor de Imóveis
  • BS Valasky Pavimentações Terraplanagem
  • Maria Rosângela de Oliveira
  • Marcelo Rendake Imóveis
  • Marinho e Associados Advogados
  • Jorge Riuzim
  • Oliveira VC Imóveis
  • Toniolo Corretora de Imóveis
  • Monica Carvalho Corretora de Imóveis
  • BENEDITHO Assessoria Imobiliária Ltda
  • CW Corretor de Imóveis
  • Sawa Alimentos