Filhos influenciam os pais a cuidarem da saúde
09-08-2013 20:43

Os filhos do vigilante José Vicente Silva Filho, 45 anos, de Paranavaí, são os que mais o influenciam a cuidar da saúde. “Eles pedem para que eu me cuide e eu tenho que ter preocupação com a saúde, pois penso na família”, afirma José Vicente, que mora na Vila Rural Águia Dourada, a dez minutos da Unidade Básica de Saúde do Jardim São Jorge.

Incentivado pela mulher, Maria José, e os filhos Raquel (25) e Renato (20), José Vicente faz exames de rotina na unidade para manter a saúde em dia e se prevenir contra o câncer, doença que vitimou sua mãe.

Muitos homens chefes de família procuram a unidade de saúde do Jardim São Jorge, que conta com duas equipes do Programa Saúde da Família. Edson Brás de Oliveira (52) vai a cada dois meses renovar sua receita para medicamentos de hipertensão arterial.

O agricultor mora na zona rural de Paranavaí, com os filhos Vitor (10) e Larissa (22) e ressalta a importância de se prevenir. “Estou preocupado com minha saúde. Minha filha fala que eu preciso me cuidar então me cuido”, brinca.

BONS EXEMPLOS – A atitude de José Vicente e Edson é exemplar, mas ainda minoria no Brasil. Um dos maiores problemas da saúde dos homens é a resistência que eles têm em manter cuidado permanente e preventivo. Para estimular o poder público e a sociedade civil a organizarem ações para lembrar a população masculina de cuidar da saúde o Governo do Paraná criou, no ano passado, a campanha “Agosto Azul”, que integra as ações do Programa Estadual da Saúde do Homem, da Secretaria Estadual da Saúde.

“Damos todo o apoio à campanha”, afirma o governador Beto Richa. “Os homens, comprovadamente, são mais relaxados que as mulheres no que se refere aos cuidados da saúde. É preciso estimular e conscientizar os homens a fazerem exames preventivos. Toda doença diagnosticada precocemente tem mais êxito no tratamento. É fundamental reforçar que a saúde é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter”, afirma Richa.

Valéria Cristina de Souza, coordenadora regional da Saúde do Homem na 14ª Regional de Saúde, em Paranavaí, explica que um dos maiores problemas da prevenção para o homem está na cultura de eles não procurarem tratamento antecipado. “A maioria procura um médico ou um posto de saúde quando já tem alguma coisa, muitas vezes está num estado já avançado da doença, o que dificulta o tratamento”, comenta.

A Regional de Saúde de Paranavaí realizará, durante todo o mês, campanhas do Agosto Azul em 28 municípios da região, reforçando a importância do cuidado à saúde do homem. “O papel da família é muito importante neste processo, porque muitas vezes nosso foco são as mulheres. Mostramos a elas a importância do pai, marido, avô, fazerem o exame de prevenção. Elas se tornam multiplicadoras da mensagem”, explicou Valéria.

PAIS SAUDÁVEIS – Romper a barreira cultural da resistência do homem em cuidar da própria saúde é um grande desafio no Brasil. Este é também um dos principais focos do Programa Estadual da Saúde do Homem, desenvolvido pelo Governo do Estado.

“É importante ressaltar que o homem só formará filho saudável se ele próprio for saudável, cuidador e parceiro da família”, afirma o coordenador estadual do programa, Rubens Bendlin, da Secretaria Estadual da Saúde.

Ele conta que um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, em 2007, reunindo 250 especialistas de diversas áreas da saúde, confirmou, entre outras situações, que o homem não faz prevenção e que quando busca o serviço de saúde já entra em tratamento de média e alta complexidades.

“O estudo mostrou que muitos homens não sabem que têm diabetes, hipertensão, colesterol alterados. E, ainda, quando vão ao médico abandonam o tratamento”, explica Bendlin. “Isso tem forte impacto na família, na sociedade e nos serviços de saúde”, afirma. Também foi evidenciado que os homens abusam mais que as mulheres de álcool e outras drogas e que se envolvem mais em situação de violência.

No ano passado, o Programa da Saúde do Homem focou a campanha “Agosto Azul” nos riscos cardiovasculares. Com o slogan “Homem, é hora de se cuidar”, a campanha colocou em pauta o risco de doenças (diabetes, hipertensão, descontrole das gorduras) e do estilo de vida (tabagismo, estresse, álcool, alimentação inadequada e falta de atividade física).

Neste ano, a campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, alerta sobre as principais causas de morte entre os homens no Paraná. Com ações previstas em todo o Estado, a campanha aborda a violência, considerada a primeira causa de morte masculina na faixa etária entre 20 e 59 anos.

“Temos observado que muitas vidas estão sendo interrompidas precocemente. Além disso, diariamente vemos pessoas que ficam com sequelas físicas e psicológicas em decorrência da violência”, diz explica o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo.


Agência Estadual de Notícias
<

Nenhum item encontrado

Patrocinadores GuiaSJP

  • Mudeiii
  • BS Valasky Pavimentações Terraplanagem
  • Marinho e Associados Advogados
  • OPÇÃO-UNOPAR VIRTUAL
  • ZETTAZ Imóveis
  • POW Sites
  • Valle corretor de IMÓVEIS
  • Antena Consultoria Imobiliária
  • Arametrix
  • Corteze Imóveis SJP
  • Toniolo Corretora de Imóveis
  • Efetiva Farmácia de Manipulação