Reforço na saúde garante resgate e atendimento de qualidade no Litoral
29-01-2014 15:47

Nesta temporada de verão, o Governo do Paraná reforçou o atendimento em hospitais e prontos-socorros do Litoral. A retaguarda organizada inclui a contratação de 6,4 mil plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da ampliação do sistema de resgate e transporte médico com mais sete ambulâncias e um helicóptero.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que o reforço é necessário, pois os serviços de saúde do Litoral não teriam condições de atender a demanda que cresce durante o verão. “Nosso litoral recebe cerca de dois milhões de pessoas ao longo de toda a temporada. Com isso, a tendência é que o número de emergências aumente e temos que estar preparados para atender a todos”, afirmou.

O Hospital Regional do Litoral é a principal referência de atendimento para casos de urgência e emergência na região. Por conta do aumento na demanda, a unidade é a que recebe o maior número de plantões extras. Somente neste primeiro mês de Operação Verão, três mil atendimentos já foram realizados.

Além do hospital regional, os profissionais contratados pelo Estado também reforçam o serviço do Samu e do Siate, das unidades de saúde da Ilha do Mel (Paranaguá), Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, e dos prontos-socorros e hospitais de Guaratuba e Matinhos.

APROVAÇÃO - A esteticista Fernanda Pecorari, moradora de Londrina, aprovou o reforço nos serviços de saúde do Litoral. Ela passa férias com a família em Matinhos e teve que levar sua filha Maissa, de 6 anos, ao hospital da cidade para tratar uma virose. “Ela teve vômito e optamos por procurar um médico. Aqui no hospital tudo foi muito rápido e em menos de 30 minutos já tínhamos sido atendidas”, contou.

CENTRO DE AFOGADOS – Brasil Viana Neto é médico e atua no Centro de Recuperação de Afogados, em Matinhos. Segundo ele, o número de médicos extras está sendo suficiente e consegue suprir a necessidade da população. “O que vemos é que sem esses plantões extras seria impossível praticar uma boa medicina”, ressaltou.

De acordo com um balanço parcial, o centro de afogados de Matinhos já atendeu 15 vítimas de afogamento. Foram pacientes de risco leve e moderado que precisavam ser estabilizados após os primeiros socorros. Pacientes graves são encaminhados diretamente ao Hospital Regional do Litoral, que conta com suporte de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

RESGATE – Esse transporte é realizado através do helicóptero do Estado, que está baseado no Litoral durante toda a temporada. “Organizamos um sistema que dá mais agilidade aos resgates e isso é decisivo para salvar vidas”, disse o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Vinicius Filipak.

Nesta Operação Verão, o Estado deslocou seis ambulâncias ao para apoiar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). São cinco ambulâncias de remoção e duas UTIs móvel. Em um mês, as viaturas realizaram 202 transportes de pacientes. Além disso, o helicóptero do Estado também já atendeu 42 pessoas, sendo três vítimas de acidentes de trânsito e nove de afogamentos.

Um dos afogados atendidos foi José Ricardo Labres de Oliveira, de 32 anos, morador de Colombo. Ele se afogou em uma praia de Matinhos no dia 9 de janeiro. Resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros já em estado grave, José foi estabilizado no Centro de Afogados e depois encaminhado ao Hospital Regional do Litoral de helicóptero.

A esposa de José, Francisca Maria de Oliveira, conta que seu marido já está se recuperando bem em casa, mas que foi um susto para toda família. “Ele teve duas paradas cardíacas e a médica do centro de afogados disse que ele tinha apenas oito minutos de vida se não tivesse suporte de UTI. Hoje só tenho a agradecer, porque o empenho da equipe e o uso do helicóptero para a transferência foram decisivos para salvar a vida do meu marido”, relata.

Após ser transferido para a UTI do Hospital Regional do Litoral, José Ricardo ficou mais cinco dias em coma. Depois disso, seu quadro clínico foi melhorando e o paciente recebeu alta médica após duas semanas de internamento.

CARNAVAL – Segundo o secretário estadual da saúde, o reforço nos serviços de saúde e no sistema de resgate continua até o Carnaval. “Com a experiência de outras temporadas, concentramos mais plantões extras nos finais de semana e feriados. Por isso, montamos uma estrutura ainda maior para o carnaval”, informou Caputo Neto.

Agência Estadual de Notícias
<

Nenhum item encontrado

Patrocinadores GuiaSJP

  • Valle corretor de IMÓVEIS
  • Maria Rosângela de Oliveira
  • COELHO IMÓVEIS
  • Embalagens SJP
  • Sites Imobiliários
  • Portal Imóveis São José dos Pinhais
  • SOLGREN DO BRASIL
  • Sonata Imóveis
  • Efetiva Farmácia de Manipulação
  • J. Brito Corretor de Imóveis
  • Consibra Pré-Moldados
  • CW Corretor de Imóveis