Universidades estaduais intensificam campanha para prevenir câncer de próstata
07-11-2014 18:58

Em extensão ao Outubro Rosa, o Novembro Azul é dedicado à campanha de conscientização da população masculina sobre a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata (toque retal e PSA). As universidades estaduais do Paraná participam da mobilização e, durante esse mês, realizam atividades especiais para a comunidade de orientação sobre a doença.

Somente em 2014, segundo o Instituto Nacional de Câncer no Brasil (Inca), estimam-se 68.800 novos casos de câncer de próstata no país, ou seja, 70,42 casos a cada 100 mil homens. E com o aumento da expectativa de vida mundial, a previsão é que o número de novos casos da doença tenha um aumento de 60% até o ano de 2015.

UEM – A Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com o Conselho Regional de Farmácia Júnior, a Farmácia Ensino e Departamento de Farmácia (DFA), promovem um dia especial para a campanha neste sábado (8), das 9h às 13, na Praça Napoleão Moreira da Silva. O objetivo é incentivar os homens a intensificarem os cuidados e a quebrar tabus em relação à doença. Também serão dadas orientações sobre cautela no trânsito e o malefício do uso do álcool e do cigarro.

Alguns serviços serão oferecidos à população, como verificação da pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV e orientações sobre o tema. A programação visa enfatizar a importância dos cuidados por esta parcela da população, pois quanto mais cedo for identificada a doença, maiores são as chances de cura. “A intenção é fazer com que a população também volte os seus olhos para a saúde do homem e lembrá-lo que ele também deve se cuidar”, destaca o professor Marco Antonio Costa do DFA, organizador das atividades.

UENP – No município de Bandeirantes, o Núcleo de Agroecologia e Territórios (Neat), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), irá promover a campanha durante todo o mês de novembro. O prédio do Núcleo ganhará uma iluminação especial nesse período em referência ao movimento “Novembro Azul”. Segundo o professor Rogério Macedo, coordenador do Neat, a campanha irá enfatizar a importância da prevenção, pois os indicadores da saúde masculina são preocupantes, justamente pelas dificuldades dos homens de procurarem atendimento médico.

UEL – Os estudantes de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o apoio da Pró- Reitoria de Extensão (Proex) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), programaram panfletagens na instituição e em pontos de grande concentração de pessoas para alertar sobre a importância dos exames periódicos com especialistas. Os letreiros da universidade ganham também uma iluminação azul para destacar a campanha e dar ênfase à prevenção da doença, que é hoje uma das principais causas de mortalidade de homens no Brasil.

UNICENTRO – A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participá utilizando as logomarcas da campanha em seus produtos e materiais institucionais. Além disso, fará mudanças na cor do site e no tema do facebook da universidade, inserção de dicas sobre o câncer de próstata, produção de matérias (na rádio universitária, TV e site da instituição), o dia do abraço azul (distribuição de folder com dicas), que ocorrerá na quinta-feira (13), e distribuição de laços azuis da campanha.


Agência Estadual de Notícias
<

Nenhum item encontrado

Patrocinadores GuiaSJP

  • Restaurante Mercosul
  • Z2 Imóveis
  • Sonata Imóveis
  • Maria Rosângela de Oliveira
  • Valle corretor de IMÓVEIS
  • Mudeiii
  • SOTER MÓVEIS
  • Consibra Pré-Moldados
  • Corteze Imóveis SJP
  • Rádio Comunitária FM São José dos Pinhais
  • Fernandes Corretora
  • Toniolo Corretora de Imóveis