Maná da Segunda

Maná da Segunda -> A Regra das 10.000 Horas



Por Jim Mathis

Servi recentemente como introdutor no Kauffman Center for the Performing Arts em Kansas City, Missouri. O solista e convidado especial foi Joshua Bell, um dos melhores – senão o melhor! – violistas do mundo. Muitas pessoas disseram que ver um concerto dele era uma experiência única na vida. É como a “inundação dos 100 anos” que parece acontecer a cada punhado de anos. Mas isso não é para diminuir as habilidades e o talento musical de Joshua. Na verdade, a analogia climática não é forçada, porque sua virtuosidade impacta a audiência como uma inundação dos sentidos.

Ouvindo sua performance lembrei-me da chamada “regra das 10.000 horas”. Ela sugere que são necessárias cerca de 10.000 horas de prática ou experiência para que alguém se torne especialista ou domine uma arte. Claro que a qualidade da prática e a extensão do talento ou dom inato também influenciam em certo grau a maestria que se deseja alcançar.

Mas o número parece estar correto. A maioria dos médicos gasta pelo menos 10.000 horas na Escola de Medicina, assim como os Encanadores e Mecânicos provavelmente adquirem cerca de 10.000 horas de experiência durante suas carreiras. Alunos graduados com MBA podem estar altamente instruídos, mas ainda lhes faltam muitas e muitas horas de trabalho e experiência para realmente alcançarem a excelência em suas carreiras profissionais.

Com o que se compara a regra das 10.000 horas? Trabalhar 40 horas por semana durante cinco anos perfazem aproximadamente 10.000 horas. Se uma pessoa praticasse guitarra uma hora por dia, levaria mais de 27 anos para completar as 10.000 horas.
Minha experiência com pessoas de várias profissões parece confirmar esta teoria. As mais realizadas gastaram mais horas do que isso em sua arte. Talentos e dons podem ser superestimados; se você não tentar desenvolvê-los, não atingirá a excelência. Entretanto, a importância do tempo dedicado a aprender e aperfeiçoar habilidades é frequentemente subestimada, já que o trabalho duro e a determinação podem levá-las bem longe.

Ouvi dizer que um músico ou um cantor deve repetir uma canção 100 vezes antes de realmente conhecê-la. Na minha profissão, fotógrafo, fiz mais de um milhão de fotos e gastei cerca de 70.000 horas fazendo certo tipo de foto. Confio que isso possa se traduzir num nível aceitável de expertise. É possível produzir milhões de fotos de baixa qualidade, é claro, ou cantar uma canção de maneira imprópria 100 vezes. Mas falando de modo geral, não há nada que substitua a experiência e a prática. O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre isto. Aqui vai uma amostra:

Tenha compromisso de longo alcance. Vivemos num tempo em que resultados imediatos são esperados, até exigidos. Mas para algumas coisas não existem atalhos, inclusive para o crescimento profissional. “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo” (Provérbios 12.11).

Valorize o trabalho que você faz. Se você quer ser conhecido pela qualidade do seu trabalho, deve estar disposto a fazê-lo em quantidade, dedicando-lhe a maior parte do seu tempo. “Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói” (Provérbios 18.9). “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza” (Provérbios 14.23).

Próxima semana tem mais!
__________________________________________________________
Texto de Jim Mathis, empresário do setor de fotografia, com um Estúdio em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. É autor de “Câmeras de Alto Desempenho”, livro que desmistifica os segredos da fotografia digital. É Diretor Executivo do CBMC em Kansas City, Missouri. Tradução de Mércia F. Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes


Ouça o maná da segunda:





MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.