Maná da Segunda

Maná da Segunda - A Verdadeira Vantagem Competitiva



Por Rick Boxx

No mundo empresarial e profissional, estamos sempre buscando uma vantagem competitiva: novas ideias, um quadro de funcionários com habilidades excepcionais, um nicho exclusivo de produtos, serviços e mercado.  Estamos sempre explorando quais ativos podemos utilizar que nos deixem um passo à frente da concorrência. Não faz muito tempo fui levado a lembrar de uma vantagem competitiva que muitas pessoas nunca consideram.  

Tom, um amigo da área de construções, apresentou uma proposta para um grande projeto de construção que ele achava ser muito importante que sua companhia ganhasse.   Ele orou, e orou um pouco mais, pedindo a Deus que o projeto lhe fosse confiado.  Deus, ele arrazoava, entenderia o quanto o projeto era importante para sua empresa; sendo assim, ele confiava que ganharia o contrato.  Portanto, Tom sentiu-se muito desanimado quando soube que, ao invés disso, um de seus concorrentes havia sido selecionado. 

A princípio, Tom ficou muito desapontado, até mesmo zangado com Deus.  Por que suas orações não tinham sido respondidas?  Será que elas tinham sido ignoradas?  Então, certo dia, meses mais tarde, ele descobriu o “porquê”. Através de um amigo do mesmo ramo, Tom foi informado que o projeto revelara ser um desastre financeiro para o seu concorrente.  

O que ele havia entendido ser uma oração não respondida fora na verdade uma resposta bastante definitiva. Deus sabia, antecipadamente, como seria devastador se a proposta da companhia de Tom tivesse sido a escolhida. O Senhor o tinha guardado de assumir um projeto que provavelmente teria levado sua empresa à falência.  Como uma antiga música country afirma, às vezes as maiores dádivas de Deus são aquilo que nós entendemos como orações “não respondidas”.  

Suspeito que você muitas vezes esteve convencido da correção de certos planos ou decisões, somente para descobrir depois que o resultado era bem diferente do que esperava. Isso aconteceu em minha vida e carreira mais vezes do que posso contar.  Por isso a experiência me ensinou a depositar minha confiança em Deus e não em meu entendimento limitado de uma situação em particular.  

Salmos 24 ensina:  “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.”  Para mim isso quer dizer mais do que simplesmente propriedade.  Também nos lembra que Deus é soberano e controla todas as coisas, incluindo nossos interesses empresariais, de acordo com o que Ele saber ser o melhor.  Às vezes, a despeito de nossas orações e daquilo que estamos pedindo para Ele fazer. 

Vivendo em tempos extremamente inconstantes e incertos, torna-se mais difícil do que nunca avaliar o que devemos ou não fazer para alcançar nossas metas e objetivos.  Confiar que Deus é Onisciente e definitivamente detém o controle de todas as circunstâncias nos dá paz para entregar a Ele seja o que for que aconteça em nossa vida – e em nosso trabalho – dia após dia.  Talvez um dos maiores conselhos sobre negócios que já encontrei está em Provérbios 3:5-6, que nos instrui: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” 

Às vezes Deus responde nossas orações conforme pedimos.  Outras, como aconteceu com o meu amigo Tom, Suas respostas vêm de modo bem diferente daquele que esperávamos.  Porém, invariavelmente, como aprendi ao longo dos muitos anos de minha jornada espiritual, as respostas do Senhor são exatamente as que precisamos.  Mesmo quando não temos a menor ideia do que seja. 

Nós precisamos ter em mente, como outro provérbio nos lembra, “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.”  (Provérbios 16:9).  Esta é uma vantagem competitiva incrível!   

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Qual você pensa ser a maior vantagem competitiva com que poderia contar em sua empresa ou organização?

2. Que outras estratégias você usa para fazer planos ou tomar decisões num mundo profissional e empresarial repleto de incertezas?

3. Você ora a respeito das decisões que precisa tomar no trabalho ou para obter êxito na conquista de novos clientes ou contratos?  Como se sente quando suas orações parecem não terem sido respondidas ou as coisas acontecem de modo diferente? 

4. Você considera a capacidade de orar pedindo a Deus sabedoria e direção uma “vantagem competitiva”? 

 

Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:  Salmos 37:3-7, 34;  Provérbios 16:1,3;  21:2, 30; Jeremias 29:11-13.  


 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.