Maná da Segunda

Maná da Segunda - A Vida É Normalmente Melhor com os Outros



Por Jim Mathis

Em um domingo cedo este ano, minha esposa e eu fomos à igreja. Na nossa igreja, o culto pode ser melhor descrito como uma festa para Deus. Nós sempre nos divertimos muito. Apesar de cada culto durar apenas uma hora, normalmente ficamos lá por pelo menos três horas, tomando café, conversando com velhos amigos e conhecendo novos. Isso parece ser parte do que a Bíblia quer dizer quando diz: *Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando* (Hebreus 10:25 NTLH).

Mais tarde naquela tarde eu fui para o meu trabalho sazonal em uma empresa de preparação de impostos. Como era o dia do Super Bowl do futebol americano profissional, os negócios estavam devagar, mas temos um escritório internacional com alguns profissionais de impostos imigrantes brilhantes e divertidos. Nós nos divertimos e as horas passaram rapidamente.

Depois disso, fui a uma “Watch party” do Super Bowl feita pela associação de nosso proprietário. Eu provavelmente nem teria assistido ao jogo se estivesse em casa, mas sair com os vizinhos, conversar e curtir a companhia um do outro foi uma boa noite.

Sendo um introvertido natural, eu preciso de algumas horas sozinho para reagrupar depois de passar um dia inteiro ao redor de pessoas assim, mas posso dizer sem dúvida que "a vida é melhor acompanhado". Os bons momentos são os melhores - e os maus momentos não são tão ruins - se os compartilharmos com vizinhos, colegas de trabalho, familiares da igreja, amigos e parentes.

Nas Escrituras, lemos muito sobre as virtudes de estar com outras pessoas, não apenas para socializar, mas também para realizar uma obra importante. Aqui estão alguns princípios que ensinam que têm aplicação universal:

Juntos podemos compartilhar a carga. É observado com frequência que dois cavalos que se juntam podem mover várias vezes a carga que um cavalo pode puxar sozinho.

O mesmo se aplica frequentemente a nós no local de trabalho, especialmente quando o projeto que empreendemos é especialmente desafiador. *Dois são melhores que um, porque eles têm um bom retorno pelo seu trabalho. Se alguém cair, seu amigo pode ajudá-lo a se levantar. Mas pena daquele homem que cai e não tem ninguém para ajudá-lo a se levantar!... Embora um possa ser dominado, dois podem se defender. Um cordão de três dobras não se quebra rapidamente* (Eclesiastes 4: 9-12).

Juntos, podemos trabalhar para melhorar nossos níveis de habilidade. Mesmo os indivíduos mais talentosos podem se beneficiar da interação com os outros. Podemos reforçar os pontos fortes uns dos outros, sugerir melhorias e até apontar os pontos cegos uns dos outros. *Como o ferro afia o ferro, assim um homem afia o outro* (Provérbios 27:17).

Juntos, podemos assumir responsabilidades que uma pessoa não pode suportar sozinha. Moisés recebera a responsabilidade de livrar os israelitas da escravidão no Egito. Em pouco tempo ele percebeu que era incapaz de resolver todos os problemas deles e abordar seus conflitos. Em resposta, Deus nomeou anciãos - outros líderes respeitados - para assumir as responsabilidades menores e libertar Moisés para lidar apenas com as questões mais importantes que surgiram. Seria sensato procurar ajuda semelhante quando necessário. *Eu não posso levar todo esse povo sozinho; o fardo é pesado demais para mim* (Números 11:14).

Olhando para a minha agenda, vejo que esta será uma boa semana, porque tenho quatro horários marcados para me reunir com amigos no café da manhã, no almoço ou apenas para conversar. A vida é melhor quando a tratamos como um esporte coletivo. Viva - e trabalhe - com amigos onde quer que você os encontre.

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como você compararia uma pessoa que é introvertida com uma pessoa extrovertida? Alguém definiu um extrovertido como alguém que atrai energia das pessoas e precisa estar ao seu redor, enquanto um introvertido é alguém cuja energia é gradualmente drenada por estar com as pessoas. Você concorda com isso? Por que ou por que não?

2. O que você tende a ser, mais extrovertida ou mais introvertida? Como você encontra essa característica sendo manifestada em sua vida?

3. Você concorda que, mesmo que uma pessoa seja tímida ou introvertida, ela ainda precisa estar com as pessoas, interagindo de boa vontade com elas, não apenas socialmente, mas também trabalhando cooperativamente? Quais podem ser algumas das armadilhas de não gastar tempo com as pessoas?

4. Em Gênesis 2:18, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só”. Você acha que Ele estava se referindo à companhia ou esse princípio se aplica a outras áreas da vida? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 51:10-12; Provérbios 15:33; 16:18; 17:3; 27:21; Isaías 40:28-31; Filipenses 4:13.

 

NOTA: Se você tem uma Bíblia e gostaria de ler mais, considere o seguinte: Êxodo 18:18; Marcos 6: 7-8; Atos 13: 2-5; 2 Coríntios 5:20; 2 Timóteo 2: 2

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.