Maná da Segunda

Maná da Segunda: Administrando o Estresse



Por Rick Warren


Você já sentiu como se sua vida e agenda estivessem fora de controle? Não podemos eliminar o estresse, mas podemos administrá-lo. Não se trata de quanto estresse podemos suportar, mas a maneira como lidamos com ele é que faz toda a diferença. Jesus Cristo experimentou enormes pressões e estresse, mas isto não perturbou Sua paz interior. A despeito da oposição, exigências constantes e pouca privacidade, Sua vida refletia um calmo sentido de equilíbrio. Qual era o Seu segredo? Um exame mais atento de Seu estilo de vida revela sete importantes “demolidores de estresse”.

1. Princípio da Identidade: saiba quem você é! Dezoito vezes Jesus publicamente Se auto-definiu. Não havia nenhuma dúvida em Sua mente de Quem Ele era. Se você estiver incerto sobre sua identidade, vai permitir que outras pessoas o pressionem para que se adapte ao molde delas. Tentar ser a pessoa que você não é gera estresse! “Eu sou a luz do mundo” (João 8.12).

2. Dedicação: saiba a quem você quer agradar! Não é possível agradar a todos. Nem mesmo Deus pode! No mesmo instante em que você deixa um grupo de pessoas felizes, um outro vai ficar aborrecido com você. Jesus jamais deixou que o medo da rejeição O manipulasse. Ninguém pode pressioná-lo, a menos que você assim o permita. “Pois não procuro agradar a Mim mesmo, mas Àquele que Me enviou” (João 5.30).

3. Organização: estabeleça metas claras! A preparação evita pressões, mas a procrastinação as produz. Ou se trabalha segundo prioridades ou pelas pressões. Jesus disse: “Sei de onde vim e para onde vou” (João 8.14).

4. Concentração: ponha foco em uma coisa de cada vez! Você não pode perseguir dois coelhos ao mesmo tempo! Jesus sabia como lidar com interrupções sem Se deixar distrair dos objetivos primários. “É necessário que Eu pregue as boas novas do Reino de Deus ...para isso fui enviado” (Lucas 4.43).

5. Delegação: não tente fazer tudo sozinho! Ficamos tensos quando sentimos que tudo depende de nós. Jesus nomeou doze colaboradores. Não permita que o perfeccionismo ou o medo de que outra pessoa faça um trabalho melhor que o seu, o impeçam de envolver outros numa tarefa. “(Jesus) Escolheu doze... para que estivessem com Ele e os enviasse a pregar" (Marcos 3.14).

6. Quietude: faça da oração um hábito! Não importava o quanto Jesus estivesse atarefado, Ele encontrava tempo todos os dias para estar sozinho e orar. Um “tempo de quietude” diário é um grande redutor de estresse. Use esse tempo para falar com Deus sobre suas pressões e problemas, avaliar suas prioridades e descobrir as regras para uma vida de sucesso através da leitura da Bíblia. “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus foi para um lugar deserto, onde ficou orando"(Marcos 1.35).

7. Divertimento: separe tempo para apreciar a vida! O equilíbrio é a chave para administração do estresse. O trabalho deve ser equilibrado pela diversão e pela adoração. “Jesus lhes disse: Venham Comigo para um lugar deserto e descansem um pouco" (Marcos 6.31).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto adaptado, com a devida permissão, de uma coluna assinada por Rick Warren, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Vida Com Propósito),

best-seller traduzido para diversas em todo o mundo, onde ele afirma a importância de um propósito para guiar nossa vida cotidiana, cuidadosamente avaliada e claramente expressa. Publicada com devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (sergio.fortes@uol.com.br).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.