Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Alegria Num Mundo Marcado Pela Tristeza



Por Robert J. Tamasy


Nesta época do ano, ouvindo canções de natal por todos os lados, uma das favoritas e tradicionais é "Alegria Para o Mundo" (Joy to the World”. Mas paradoxalmente, durante este período de festas muitas pessoas experimentam pouca ou quase nenhuma alegria. Raiva, frustração e depressão – em alguns casos, até mesmo desejos suicidas – impedem que suas mentes tenham espaço para pensamentos de boa vontade e amor fraternal.



As razões podem ser pessoais, como reveses profissionais, lutas financeiras, dificuldades na família, males físicos, ou mais amplas como preocupações com incertezas na economia, notícias sobre desastres naturais, ou ameaças do terrorismo global que permeiam a consciência coletiva. Como sentir alegria diante dessa realidade?



O segredo está em reconhecer a diferença entre alegria e felicidade. Felicidade é um sub produto de “acontecimentos” externos. Eu me sinto feliz se recebo aumento de salário ou sou promovido; se alguém me oferece ingresso para assistir ao jogo do meu time; se meu filho conclui com êxito uma etapa de seu desenvolvimento; ou simplesmente se está fazendo um lindo dia de sol. Entretanto, se o aumento ou a promoção não acontecem, se meu time perde um jogo importante, se meu filho apresenta problemas, ou chove no dia em que planejei atividades ao ar livre, minha “felicidade” desaparece instantaneamente.



Alegria, porém, vem de dentro. É a sensação de paz interior e bem-estar que influências externas – boas ou más – não podem atingir. Alegria pode advir de um claro senso de propósito, mesmo quando planos são frustrados. É confiança - não importa o que aconteça - que Deus está no controle e vai trazer solução que concorra para Seus propósitos em nossa vida.



Sabendo que “alegria para o mundo” se refere ao nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, vejamos o que a Bíblia diz sobre alegria:



. Alegria de uma direção clara e segura. O que devemos fazer? Para onde devemos ir? Fé e confiança em Deus podem proporcionar respostas em meio às incertezas: “Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz...” (Isaías 55.12).



. Alegria de ser amado incondicionalmente. Já se sentiu completamente aceito e amado sem reservas por alguém? Deus oferece isto - Sua graça - a cada um de nós. “Como o Pai Me amou, assim Eu os amei; permaneçam no Meu amor. Tenho lhes dito estas palavras para que a Minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15. 9-11).



. Alegria de ver um resultado positivo surgir da dor e da angústia. Tempos difíceis nunca são prazerosos, mas ajudam a ter esperança em alegrias futuras. “A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo um menino. Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas Eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria” (João 16.21-22).



. Alegria de colher os benefícios de uma vida de desafios e provações. Saber que os desafios da vida podem enriquecer nosso crescimento e nosso desenvolvimento profissional, intelectual, emocional e espiritual nos ajuda a suportá-los. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes falta coisa alguma” (Tiago 1.2-4).



. Alegria da esperança na eternidade. Para onde você irá quando morrer? A fé em Jesus Cristo oferece esperança – confiança, expectativa ansiosa – de vida após a morte. “Mesmo não O tendo visto, vocês O amam; e apesar de não O verem agora, crêem n’Ele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas” (I Pedro 1.8-9).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani.


--------------------------------------------------------------------------------

MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.


Para acessar outros textos como este, clique aqui!
Veja mais Maná da Segunda