Maná da Segunda

Maná da Segunda: Antecipando-se aos Desejos do Cliente



Por Rick Boxx


Certo hotel no México entregou um panfleto a Kathy, minha esposa e a mim, no início de nossa estadia, em que constava: “Tudo o que você precisar, a qualquer hora, com o nosso melhor sorriso. Toda a nossa rede de hotéis se esforça por antecipar seus desejos e assegurar que a sua estadia seja inesquecível.”



Empresas falam em proporcionar serviços de qualidade, mas frequentemente suas ações se mostram muito decepcionantes. Esta, contudo, não foi

nossa experiência com o referido hotel. Minha esposa e eu ficamos surpresos com o número de atendentes disponíveis para antecipar cada uma de nossas necessidades e com entusiasmo e atenção aos detalhes.



Por exemplo, o recepcionista não era apenas profissional, mas muito cordial também, fazendo que nos sentíssemos em casa. O funcionário que fez nosso registro, causou-nos uma impressão muito positiva quando, ao descobrir que eu me esquecera de pôr na bagagem, calças sociais para o jantar, foi além de suas atribuições para conseguir uma emprestada, que eu pudesse usar. Arrumadeiras e faxineiros eram todos extremamente cordiais e amistosos e nossa experiência na praia adjacente, se tornou mais agradável com a equipe do hotel sempre nos oferecendo bebidas refrescantes.



Muitas empresas tentam atender nossas necessidades. Poucas, entretanto, tentam não apenas antecipar nossas necessidades, mas também nossos desejos. Criar esse tipo de cultura em pequenos negócios é muito difícil. Para um grande hotel então, beira ao miraculoso. Os hotéis são classificados como “negócios de hospitalidade” e nossa estadia nesse hotel nos mostrou o melhor em hospitalidade – tanto em palavras, quanto em ações.



Meu propósito com este artigo não é dar um depoimento não solicitado em favor de um hotel de primeira linha, mas sim apresentá-lo como exemplo do que todo empreendimento deveria se esforçar por fazer, respeitados os limites de capacidade e recursos.



Se você atua no varejo, você emprega atendentes que não são arrogantes, mas atenciosos e prontos para dar a assistência que se faz necessária? Eles são treinados para responder a qualquer pergunta que lhes for feita? Se sua atuação é no campo de tecnologia, você mantém seus clientes informados sobre as novidades que podem facilitar e aumentar a eficiência do trabalho deles? Se você é um profissional liberal, um advogado, engenheiro ou arquiteto, você coloca os interesses e necessidades de seus clientes em primeiro lugar, ou está mais preocupado com sua remuneração?



O rei Salomão compreendeu a importância e a necessidade da excelência. Em Eclesiastes 9.10 ele ensinou: “O que suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.”


Servindo clientes externos ou internos, devemos desempenhar nosso trabalho com toda a nossa habilidade, não apenas em resposta às necessidades dos outros, mas buscando uma perspectiva nova, de forma a antecipar seus desejos. O resultado será gratificante para nossos clientes e, mais importante ainda, agradará também a Deus.



Na Bíblia o apóstolo Paulo escreveu que os trabalhadores devem buscar o mais elevado de todos os padrões: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses 3.23-24).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.