Maná da Segunda

Mana da Segunda - Aperfeiçoando Sua Habilidade



Por Jim Mathis

Neste nosso mundo empresarial e profissional supercompetitivo, todos gostaríamos de descobrir a última e maior inovação - ter a ideia que ninguém teve antes - que nos colocaria no caminho rápido para o sucesso.  Mas aqui está uma sugestão bem melhor: simplesmente trabalhe para se aperfeiçoar naquilo que você faz de melhor.

Já foi dito que se você é seu próprio patrão ou trabalha como freelancer, precisa gastar pelo menos metade do seu tempo afiando sua habilidade, aprendendo novas coisas ou melhorando o seu produto.  Frequentemente vemos produtos nas lojas rotulados de “novo e melhorado”.  Não seria bom podermos dizer o mesmo sobre nós e o trabalho que fazemos?

Eu sempre gasto uma porção significativa do meu tempo lendo, experimentando, vendo tutoriais, assistindo aulas ou comparecendo a seminários, oficinas e exposições. Durante 23 anos minha esposa e eu estivemos no ramo da fotografia, desenvolvendo e imprimindo filmes preto e branco.  Atualmente, claro, essa é uma arte ultrapassada.  Já nem se fabricam filmes branco e preto. Mas isso não representa um problema para mim porque fui um dos primeiros a adotar a imagem digital que revolucionou a fotografia.  Quando me dei conta, 20 anos atrás, que não passaria o resto de minha vida desenvolvendo filmes, abracei a chance e comecei a reagir ao novo mundo de imagens digitais. Tentei aprender tudo o que pude sobre câmeras digitais e o uso da tecnologia de computadores para melhorar fotos. 

Entretanto, esse conselho sobre gastar metade do seu tempo aprendendo não deveria se limitar a pessoas que trabalham por conta própria.  Alguns empregadores oferecem treinamento constante para seus funcionários, mas muitos não fazem isso e quando fazem, são geralmente muito limitados e específicos para o trabalho corrente. Por esta razão, geralmente encontro pessoas que ficaram para trás devido às mudanças no mercado ou a novas tecnologias.  Alguns simplesmente chegam à chocante compreensão que sua profissão se tornou obsoleta.  

Isso nos traz à mente um versículo do Antigo Testamento da Bíblia, descrevendo um grupo de líderes no antigo Israel.  Eles eram homens “...filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel deveria fazer” (I Crônicas 12:32).  A passagem não explica especificamente que mudanças ou fatores aqueles líderes precisavam considerar, mas indica claramente que eles reconheciam a necessidade de se adaptar ao que estava acontecendo. 

Um dos muitos benefícios da fé em Deus é a compreensão de que, embora possamos não saber o que nos espera no futuro, em Sua onisciência, Ele sabe.  Sendo assim, quando nos esforçamos por trabalhar “...como para o Senhor, e não para os homens.”  (Colossenses 3:23), podemos orar e pedir sabedoria vinda do Senhor para entender como nós também podemos nos adaptar, como podemos aperfeiçoar nossa habilidade, adaptando-nos à mudança do ambiente de trabalho.

I Coríntios 3:9 diz: “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.”  Como tal, deveríamos estar prontos para reagir ao mundo que nos cerca e que muda em ritmo sempre crescente. Ao invés de resistir às mudanças, podemos assumir o fato de que a tecnologia e melhores ferramentas não custam empregos, mas sim nos permitem fazer um trabalho melhor e mais produtivo. Elas oferecem oportunidades únicas para aperfeiçoarmos nossas habilidades.

Que tal estabelecer uma meta – para o restante deste ano – de passar mais tempo aprendendo, não apenas para avançar em sua carreira, mas também para se se tornar uma pessoa mais interessante e mais talentosa?

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você reage ao ambiente de mudanças que o cerca no trabalho?  Você resiste às mudanças ou tenta encontrar maneiras de enfrentá-las e tornar-se melhor no que faz?

2. Você já considerou maneiras de aperfeiçoar suas habilidades ou fazer ajustes em sua carreira em resposta a mudanças que vê acontecerem ou prevê que virão? Como está fazendo isso? Caso contrário, como espera que um ambiente de mudanças irá afetá-lo vocacionalmente?

3. De que forma podemos ser como os bíblicos “homens de Issacar”, capazes de compreender os tempos em que vivemos e, em resposta, o que devemos fazer?

4. A Bíblia ensina que um dos muitos atributos de Deus é Sua onisciência. Você crê nisso? Como pode extrair desta verdade a ajuda necessária para ser mais produtivo, sendo um profissional mais adaptado e um líder melhor no futuro? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:1,8;  16:21; Isaías 41:8-10; Jeremias 29:11-13;  Efésios 5:15-17.  


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.