Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Aprendendo Com Erros Alheios



Por Robert J. Tamasy



“Por que você quer ser mentoreado?” — foi a pergunta que fiz ao jovem sentado diante de mim, do outro lado da mesa do restaurante. Um amigo comum sugerira que Todd se encontrasse comigo já que ele expressara o desejo de ter um mentor profissional e pessoal.



Sua resposta me surpreendeu: “Quero aprender com os seus erros.” Sorri, pensando que estava diante de um homem de vinte e tantos anos, com sabedoria para reconhecer que não precisamos aprender apenas com nossos próprios erros e decisões equivocadas. Podemos aprender com aqueles que já percorreram o mesmo caminho e se beneficiar do que aprenderam com suas tentativas e erros.



Eu não teria a paixão que tenho hoje para ajudar outros a aprender como integrar eficazmente sua fé ao mercado de trabalho, não fossem outras pessoas que me mostraram que isso poderia ser feito. Honestamente me contaram sobre os momentos em que falharam, quando cederam à tentação de adotar atalhos para atingir objetivos, mesmo sabendo que isso abriria uma brecha em sua integridade pessoal.



Foi por meio desses fracassos que aprenderam a importância de estabelecer limites, reafirmar compromisso com excelência e honestidade, antes de cada decisão. Decisões difíceis se tornam fáceis − elas me ensinaram − quando tomadas antes da crise.



Essas pessoas também me ensinaram sobre suas tentações, seus fracassos e sucessos em áreas como casamento, paternidade, finanças, sexo, trato com ira e outras emoções problemáticas. Tive o privilégio de aprender com erros alheios.



A Bíblia apresenta o estudo do caráter de homens que se esforçaram para seguir e servir a Deus, mesmo tropeçando ao longo do caminho. Achei essas histórias encorajadoras, não apenas lendo as peculiaridades de suas falhas, mas tomando consciência de que Deus não exige perfeição, apenas o desejo sincero de segui-Lo, além da disposição de arrepender-se em tempos de fracasso. O 10º capítulo de 1Coríntios oferece grande discernimento sobre isso:



Reconheça as falhas dos outros e leve-as a sério. Um ditado diz que "se não aprendermos com a história, estaremos fadados a repeti-la". Colegas e amigos somente podem nos influenciar negativamente se permitirmos repetir suas ações erradas. “Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós” (1Coríntios 10.11).



Não superestime suas próprias forças. Um dos benefícios de aprender com os erros alheios é tomar consciência de que também podemos cometê-los. Se formos sábios, adotaremos passos preventivos para evitar repetir aqueles fracassos. Um outro ditado diz que "mais vale prevenir do que remediar". “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1Coríntios 10.12).



Próxima semana tem mais!

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan & Cristina Nieto

Questões Para Reflexão ou Discussão



1. Você já teve oportunidade de aprender com o erro alheio? Consegue lembrar-se do que aprendeu?

2. Você já teve oportunidade de compartilhar seus erros para ajudar alguém? Foi proveitoso?

3. Já teve oportunidade de aprender ouvindo ou observando o erro de alguém, mas acabou repetindo o mesmo erro?

4. Conhece exemplos na Bíblia de pessoas que cometeram erros graves, mas foram perdoadas e restauradas em seu relacionamento com Deus? Sabendo que não foram abandonadas por Deus, o encoraja a considerar suas próprias ações?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmo 119.9-11; 1Coríntios 10.13; 2Coríntios 4.7-10; Tiago 1.12-15; 1Pedro 2.18-25.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.