Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Característica de Uma Equipe Excelente



Por Robert Tamasy

Se você fosse identificar a marca mais importante de uma equipe que se destaca por sua alta produtividade, qual seria? Talento certamente seria um traço que desejaría-mos encontrar. Experiência seria outro. A lista de características desejáveis numa equipe seria extensa, mas existe uma que é indispensável: unidade.

Fui lembrado disso ao ler o livro de Bob Briner, The Leadership Lessons of Jesus. De seu envolvimento durante décadas com o mundo dos esportes, Briner extraiu e enfatizou que uma qualidade essencial para liderança eficaz é criar e sustentar unidade numa equipe: “Treinadores de sucesso geralmente se livram de jogadores muito talentosos que causam desunião. Os demais jogadores, embora não tão talentosos, geralmente são mais bem-sucedidos”, ele escreveu. “Unidade significa muito: não há substituto para ela. É pré-requisito para sustentar o sucesso...

Um líder sábio faz o possível para construir juntamente com aqueles que contribuem para unidade, eliminando da equipe as causas de divisão.

Unidade numa equipe se aplica para que seja alcançado um objetivo específico. Mas unidade vai além disso e inclui o compromisso mútuo com a missão, visão e valores corporativos que envolvem um empreendimento. Deixar de alcançar unidade, Briner salientou, pode dividir e até mesmo destruir uma equipe com grande potencial.

Entretanto, isso não significa uniformidade. Uniformidade – insistência para que todos pensem, falem e ajam de maneira idêntica – na verdade pode minar a unidade. Lideranças autocráticas insistem em uniformidade. Mas, como num time esportivo, os jogadores têm papéis e responsabilidades diferentes, mesmo unidos em torno do obje
tivo comum de vencer. Unidade de uma equipe, no ambiente profissional e empresarial, permite que diferenças complementem o esforço geral necessário para o cumprimento da missão e possibilita amplo espaço para ideias e abordagens diversificadas.

Como editor de revistas, as sessões de planejamento eram o ponto alto do meu dia, quando fundíamos uma variedade de perspectivas – minhas, do diretor assistente, do diretor de arte, do gerente de negócios e outros membros da equipe – em nossa missão comum de criar uma publicação que servisse nossos leitores. Tínhamos confli-tos e, às vezes, discutíamos. E geralmente ríamos. Tínhamos alcançado a unidade, sem a exigência de

A Bíblia aborda o tema unidade frequentemente, usando o corpo humano como exemplo. E, ao estabelecer Sua missão terrena, Jesus tinha uma coleção de seguidores extremamente diversificada. Contudo, 2.000 anos mais tarde, vemos em todo o mundo o poder da unidade que o pequeno e diversificado grupo inicial possuía.

1-Desunião destrói. Frequentemente no meio empresarial encontramos membros de uma equipe, indivíduos talentosos, colocando suas ambições e objetivos pessoais acima dos demais. Ao invés de tracionar juntos com eficiência, como uma junta de bois equilibrada, eles debilitam o trabalho geral com seu egocentrismo. Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir (Marcos 3.24-25).

2-Unidade constrói. Uma verdadeira equipe consiste de membros desejosos e ansiosos para trabalhar juntos, dando suporte uns aos outros, e fazendo o possível para possibilitar o sucesso mútuo. Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação... completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros (Filipenses 2.1-4).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como é a unidade genuína no ambiente de trabalho, em sua opinião? Que exemplos lhe vêm à mente?

2. Você já viu os efeitos da desunião, quando pessoas que poderiam ser extremamente bem-sucedidas deixam de atender às expectativas devido a discórdia e divisão?

3. Se precisasse intervir numa situação onde houvesse grande necessidade de estímulo para se alcançar união, que passos você adotaria?

4. Olhando o assunto não apenas do ponto de vista profissional, mas também espiritual, por que você acredita que unidade seja tão fundamental?


Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 133.1-3; Provérbios 25.9-10; 28.2; 29.18; Eclesiastes 4.9-12; Hebreus 10.24-25


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.