Maná da Segunda

Maná da Segunda - Compreendendo os Tempos



Por Rick Boxx

Enquanto eu e meu amigo Jerry fazíamos em sociedade um trabalho de consultoria, ele compartilhou com Tom, um de nossos clientes, uma percepção profunda. A observação de Jerry era simples, embora sagaz: “O sucesso é o maior obstáculo à grandeza.”

Uma vez o sucesso tendo se estabelecido, Jerry explicou, não é incomum os líderes acreditarem que as conquistas se devem ao seu próprio brilhantismo profissional. Como consequência, passam a presumir que seu sucesso é eterno.  Eles pensam que qualquer decisão que tomem sempre produzirá mais sucesso. Quando os mercados e as condições mudam, porém, pessoas bem-sucedidas podem facilmente ficar para trás se não estiverem constantemente buscando compreender os tempos, reconhecendo quando mudanças importantes ocorrem e se adaptando a elas. 

No mundo atual parece que a única coisa que não muda é a realidade de que as coisas podem mudar — e geralmente mudam — algumas vezes com incrível velocidade. Deixar-se envolver pelo status quo é excelente estratégia quando não se tem a intenção de ser deixado para trás, enquanto os concorrentes avançam. 

Mudança não é nenhuma novidade, embora a tecnologia e as comunicações tenham desempenhado papel fundamental em sua aceleração e alcance. A Bíblia apresenta observações sábias sobre mudanças e a importância da nossa disposição para reagir de forma eficaz a elas. 

Por exemplo, em 1 Crônicas encontramos um relato interessante sobre homens notáveis que se juntaram a Davi em sua luta contra Saul: “Os filhos de Issacar, destros na ciência (conhecedores) dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer...” (12:32). Eles eram observadores sagazes daquilo que ocorria ao seu redor, procurando discernir qual a melhor forma de reagir às circunstâncias em mudança. 

Eclesiastes também fala da inevitabilidade das mudanças: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Trata das exigências das mudanças no trabalho de diversas maneiras:

“Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser” (3:2-7). 

Ao encararmos nosso trabalho, formulando planos, desenvolvendo estratégias, assumindo projetos e avaliando resultados, seria extremamente benéfico adotarmos o curso de ação dos homens de Issacar, constantemente buscando compreender os tempos de forma a saber o que devemos fazer para sermos bem-sucedidos e alcançarmos grandeza. 

Líderes por excelência sabem que compreender os tempos e ter disposição para mudar sua abordagem não exige que mudem ou comprometam seus valores. Estes permanecem constantes, como farol em meio aos sempre mutáveis mares de mudanças. 

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

Perguntas para Reflexão ou Discussão   

1.  Que acha da declaração que, “O sucesso é o maior obstáculo à grandeza”?

 2.  Como podemos vencer a tentação de nos deixarmos aprisionar pelo nosso sucesso e falhar em reconhecer e reagir às mudanças quando estas acontecem?

3.  Você já tinha ouvido falar sobre “os homens de Issacar”? Como podemos tentar ser como eles?

4.  Eclesiastes lista uma série de afirmações acerca do tempo propício para determinadas coisas. Saber o tempo certo de buscar uma coisa ou outra, afeta a forma como encaramos nosso trabalho ou responsabilidades dentro de nossa organização?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 23:13-15; 11:14; 15:22; 14:8; 16:1, 3, 9; 19:20; 20:24; Lucas 14:28-31. 

 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.