Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Confiança Destruída, Difícil de Restaurar



Por Rick Boxx

Já parou para pensar o quanto confiamos na bomba de gasolina para nos dizer quantos litros colocamos no tanque? Confiamos também que ela calcula corretamente o preço. Quando jovem, ouvi falar de postos que manipulavam bombas para obter mais lucro. Por causa disso a indústria petrolífera e os postos passaram a ser fiscalizados para proteção do consumidor.

Para comprar um carro usado dependemos da honestidade do vendedor para nos falar as condições do veículo. Quando vamos a uma oficina, a menos que tenhamos conhecimentos de mecânica, ficamos à mercê dos que lá trabalham. Eles identificam o problema, nos dizem como repará-lo e quanto nos custará. Nós precisamos confiar neles.

Mas empresas relacionadas a veículos automotores não são as únicas a representar um teste para nosso nível de confiança. Outros negócios estão mais propensos à tentação, devido ao potencial que têm para apresentar de forma errada a qualidade e quantidade do produto. Por necessitarem confiar que os pesos e medidas usados pelos fornecedores estão corretos, os clientes estão em desvantagem. Como usuários enfrentamos um desafio considerável: em quem confiar e como saber com certeza que podemos confiar?

Mas existe também um desafio para a empresa e seus empregados. Será que vão se render à tentação de fornecer menos do que é esperado ou cobrar mais do que é direito? Os ganhos imediatos podem levar a perdas no longo prazo. Se a confiança do cliente for destruída, vendas repetidas, que sustentam qualquer empreendimento, podem não acontecer.

A Bíblia ensina em Levítico 19.35-36: Não usem medidas desonestas quando medirem comprimento, peso ou quantidade. Usem balanças e pesos honestos...

A razão para este ensinamento: é a coisa certa, moral e ética a se fazer. Além disso, quando uma pessoa ou empresa se torna conhecida por prática desonesta, a fama se espalha rapidamente.

Por várias vezes tomei conhecimento de casos em que uma empresa cobrou indevidamente um valor de um cliente, somente descobrindo o erro cometido depois do pagamento da fatura. O fato poderia ter sido ignorado e o cliente jamais saberia disso. Mas, como um executivo colocou: Eu saberia e Deus também.

Confiança é fundamental nos negócios. Infelizmente, uma única indiscrição pode varrer a confiança dos clientes e destruir a empresa. A Bíblia repetidas vezes fala sobre as recompensas da honestidade e integridade e as consequências da desonestidade e do engano.
O engano será revelado. Quando alguém não age com franqueza e honestidade com um cliente, seu maior medo é ser descoberto.

Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto (Provérbios 10.9).

A desonestidade destrói. Integridade proporciona segurança, enquanto que a desonestidade e ações antiéticas representam constante perigo.

A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói (Provérbios 11:3).

Próxima semana tem mais!

____________________________________________________________
Texto de autoria de Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes


Sugestões Para Reflexão ou Discussão

1. Como você determina se pode confiar ou não nas pessoas com quem faz negócios?

2. Já aconteceu de você descobrir que uma pessoa de alguma empresa estava sendo desonesta para com você? Como você reagiu?

3. Você já se encontrou em alguma situação em que havia oportunidade de ser desonesto ou pelo menos encobrir a verdade para assegurar uma venda ou fechar um contrato? Como lidou com a situação?

4. Você concorda com o princípio bíblico que manter um padrão de integridade proporciona direção e segurança?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11.1; 13.6; 16.11; 20.10,14,17; 29.4,10; Tiago 2.14-20.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2014 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Veja mais Maná da Segunda