Maná da Segunda

Maná da Segunda - Coxeando Pela Vida



Por Jim Langley

?Você já se sentiu como se estivesse coxeando pela vida, alguns dias mais difíceis que outros, enfrentando desafios que parecem insuperáveis? Minha carreira no setor de seguros passou por meses excepcionalmente bons e alguns anos muito produtivos, mas também por tempos de escassez. Uma economia nebulosa cobra preço alto de todos que vendem produtos ou serviços. 

Por experiência, aprendi que esses tempos difíceis exigem perseverança e dedicação à sua profissão. Para sobreviver é preciso trabalhar com mais diligência, cumprir metas diárias e não desanimar. 

A maioria dos empresários de sucesso enfrentou reveses na vida. Sucesso exige habilidade e tenacidade para lidar com tempos difíceis e reação imediata quando as oportunidades se apresentam. Isso pode ser feito sem enganar outras pessoas ou sem obter vantagem indevida sobre os concorrentes. Trabalho árduo e criatividade produzem grandes recompensas seja qual for o campo de ação. Alguns permitem que as circunstâncias ditem seu rumo, mas não temos que coxear através da vida.

O basebol ocupou o foco central da minha infância e início da idade adulta. Como primeiro rebatedor, meu objetivo era permanecer na base o mais que pudesse. Trabalhei diligentemente as técnicas que me ajudaram a alcançar a base perto de 50% das minhas aparições em campo. Aprimorar minha compreensão da zona de pontuação, desenvolver um bom controle do bastão e trabalhar minhas estratégias de golpear a bola foram de grande ajuda para mim.

Entretanto, lembro-me de coxear durante parte de uma temporada de basebol por causa do estiramento de um tendão, mas aquilo não me impediu de jogar todas as partidas daquele verão. Eu me recusei a permitir que minha contusão me derrotasse.

Ao longo dos últimos 30 anos, descobri que uma profunda fé faz grande diferença, seja no trabalho, na tentativa de adquirir e desenvolver uma habilidade específica, ou simplesmente para atravessar o dia a dia. Essa fé é fortalecida pelo confronto das provações e pela consciência de que Deus deseja revelar-se através desses tempos difíceis. Como o exercício físico, a fé de uma pessoa só pode ser fortalecida quando se faz uso dela. 

Um relato bíblico em Gênesis 32.22-32, descreve Jacó lutando com o anjo do Senhor. A vida de Jacó era repleta de lutas, mas naquela ocasião em particular ele não iria deixar que Deus fosse embora. Jacó pediu que ele o abençoasse e obteve o que desejava. Entretanto, o Senhor tocou a articulação do quadril de Jacó, fazendo com que ele coxeasse pelo resto de sua vida. Apesar disso, Deus de fato abençoou Jacó, até mesmo lhe dando um novo nome, Israel. Ele se tornou o pai da nação de Israel, que traça sua linhagem até ele até os dias de hoje. 

Uma das melhores ilustrações para os seguidores de Jesus Cristo é a vida do apóstolo Paulo. Sua tenacidade em permanecer forte na adversidade mostrou-nos o que é a fé quando posta em ação. Seus ensinamentos e exemplo pessoal têm inspirado incontáveis milhões de pessoas nos últimos 2.000 anos levando-as a seguir Jesus e render-se a Ele. 

O apóstolo sofreu muito pela causa de Cristo, até mesmo morrendo por Ele. A maioria de nós não terá que enfrentar a morte por causa da fé, mas devemos perseverar por amor a Ele e por amor a todos que Ele coloca em nosso caminho ao longo desta jornada de vida.

Considere sua vida preciosa para o nosso Senhor, como de fato ela é, e tenha consciência de que mesmo que você precise, de certa maneira, “coxear”, você pode permanecer de cabeça erguida e perseverar por amor a Cristo, experimentando a vida abundante que Ele prometeu.

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você está “coxeando” pela vida agora, seja devido a um mal físico ou às circunstâncias que o impedem de avançar?  Descreva com o que você está lidando no presente.

2. Você tem ignorado com facilidade o problema que o leva a “coxear” ou perseverar através dos desafios?  Para você, qual é a maior dificuldade?

3. Você conhece a história bíblica que fala da luta de Jacó com o anjo de Deus a fim de receber a Sua benção?  Você faria algo semelhante?  Por quê?

4. Como você reage à adversidade, aos obstáculos que às vezes parecem tão grandes que o tentam a desanimar e desistir?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 32.22-28; Provérbios 24.16; Romanos 12.3; Hebreus 11.21; Tiago 1.2-4; 1Pedro 1.6-7. 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.