Maná da Segunda

Maná da Segunda: Cuidando dos Outros



Por Jim Mathis



Uma de minhas incessantes buscas é descobrir porque certas pessoas são bem-sucedidas em tudo quanto realizam, enquanto outras parecem sempre debater-se, lutando com tudo o que fazem. Creio que uma pista esteja na Bíblia, no livro de Filipenses 2.4:“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” . Uma outra versão da Bíblia apresenta esta admoestação da seguinte forma: “Coloque-se de lado e ajude outros a avançar. Não fique obcecado em obter sua própria vantagem. Esqueça-se de si mesmo o suficiente para estender uma mão auxiliadora” .



Não se trata apenas de um bom conselho, mas provavelmente do melhor conselho de negócios que eu possa pensar. O conferencista e consultor Zig Ziglar freqüentemente afirma: “Você pode ter na vida tudo o que quer, se ajudar outras pessoas a conseguir o que elas querem”.



Na cafeteria que administro tivemos ultimamente alguns problemas com funcionários, que ou saem mais cedo ou chegam atrasados. Procuramos acomodar suas necessidades, mas se alguém tem que sair mais cedo, chegar mais tarde ou liga avisando que está doente, outro vai ter que mudar seus planos. Uma pessoa chegando atrasada ao trabalho significa que outra terá que trabalhar até mais tarde do que havia planejado. O desejo de uma pessoa de colocar seus planos acima do compromisso de trabalho significa que outra terá que cancelar um compromisso, mudar os planos para o jantar ou perder uma reunião importante.



Com freqüência, infelizmente, não vemos as coisas dessa maneira. Encaramos as decisões que tomamos como coisas isoladas, com pouco ou nenhum impacto sobre outros. Em muitos casos, nossas decisões e escolhas exercem impacto direto sobre outras pessoas. A escolha de manter uma promessa pode ser inconveniente às vezes, mas seu cumprimento pode melhorar grandemente a habilidade de alguém em satisfazer uma necessidade premente ou atingir um objetivo muito desejado.



A habilidade (ou inabilidade) de colocar os interesses de outros acima dos nossos, no longo prazo, se traduz em uma coisa: ganhadores e perdedores. Egoísmo sempre tem como resultado a perda, enquanto o cuidado com os outros resulta em vitória para todos os envolvidos.



Temos sido afortunados em nosso negócio, por nos dispormos a ajudar os jovens a aprender e aplicar esses princípios desde cedo. É prazeroso ajudar a formar neles hábitos de trabalho, aumentando assim, suas chances de êxito, ao aprender a importância do trabalho árduo e do cuidado com os interesses de outras pessoas ─ mesmo quando isso requer algum sacrifício pessoal.



Geralmente ouvimos comentários do tipo, “Cuide do número 1” (você mesmo) e o egocentrismo parece ser um traço que todos compartilhamos ─ pelo menos em certa medida. Colocar os outros acima de nós requer humildade, disposição consciente para nos subordinarmos em benefício de outros. Seja no

trabalho, no lar ou na comunidade, humildade é sempre uma qualidade atraente ─ talvez porque a vemos tão raramente.



Se você quer ser diferente e atrair atenções pratique colocar os outros acima de si mesmo. Talvez descubra que este tipo de comportamento vicia.


Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Jim Mathis é Diretor Executivo da CBMC em Kansas City, Kansas e Kansas City, Missouri, U.S.A.. Ele e a esposa, Louise, anteriormente eram proprietários de uma loja de câmeras e processamento de fotos em Overland Park, Kansas. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.