Maná da Segunda

Maná da segunda - Deixe sua Marca Através do Mentoreado - Parte I



Por Robert J. Tamasy

“Eu quero fazer a diferença.” Você já fez esta declaração? Este é um pensamento que muitos de nós temos expressado, seja em público, seja para nós mesmos. Seja você um membro da geração Baby Boomer (Nascidos logo após a Segunda Guerra, N.T.), chegando ao final de sua carreira, ou um Millenial (Nascidos entre 1979 e 1995, também chamados de geração Y, N.T.) iniciante no mercado de trabalho, este é um desejo compartilhado por muitos de nós.

A pergunta é: Como nós podemos fazer essa diferença? Como podemos ter sucesso em deixar uma marca que dure até muito depois de nossos dias de trabalho terem acabado?

Existem muitas sugestões possíveis, mas uma eu gostaria de recomendar: o mentoreado. Eu sei, você pode ter uma objeção, dizendo algo como: “Certa vez eu tive um mentor e foi uma experiência terrível!” Este não é o tipo de mentoreado sobre o qual estou falando. Muitos de nós tiveram uma experiência ruim na qual um mentor nos foi designado, mas não tinha um interesse verdadeiro por nós e encarava ser um mentor como uma imposição que lhe estava sendo feita.

Não. O tipo de mentoreado do qual falo envolve um relacionamento mutuamente benéfico de duas pessoas juntas numa jornada buscando crescer e edificar a vida uma da outra. Quando David A. Stoddard e eu fomos coautores do livro “The Heart of Mentoring: Ten Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential”, estávamos tirando conclusões da experiência de Dave, que teve dois maravilhosos mentores, os quais investiram muito de si mesmos em seu benefício, ouvindo, ensinando e servindo para exemplificar o que significava ser bem-sucedido nos negócios – e na vida.

Dave replicou aquele processo de mentoreado na vida de dúzias de outros homens durante mais de 30 anos. Este mês faz cinco anos que ele faleceu, mas o impacto que exerceu – a marca que deixou mentoreando outras pessoas – continua presente nestes dias através daqueles indivíduos.

Como é esse tipo de mentoreado? Aqui estão alguns dos princípios que citamos em nosso livro, bem como os preceitos bíblicos em que se apoiam:

Viver tem a ver com dar. Com demasiada frequência, o mentoreado é visto através das lentes do “E o que eu ganho com isso?”. O mentoreado mais eficaz concentra o foco nos interesses da pessoa que está sendo mentoreada, a quem chamamos de “parceiro de mentoreado”. Nós desejamos ajudá-lo a ser tudo o que tem possibilidade de ser. “...lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber.’” (Atos 20:35).

O processo de mentorear requer perseverança. Gastar tempo com uma pessoa que precisa de nossa ajuda pode ser frustrante e desanimador às vezes, especialmente quando não vemos o progresso que esperávamos. Por isso a perseverança é necessária, seguindo em frente e permanecendo compromissado com o parceiro, mesmo quando as expectativas não são satisfeitas. “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gálatas 6:9).

Mentores eficientes abrem o seu mundo para seus parceiros de mentoreado. Nada edifica mais a confiança do que a transparência, até mesmo a vulnerabilidade total, para com a outra pessoa. Quando nos abrimos ao outro, sendo honestos em relação às nossas próprias lutas, damos a ele confiança para se abrir conosco. “Nós os amávamos tanto, que gostaríamos de ter dado a vocês não somente a boa notícia que vem de Deus, mas até mesmo a nossa própria vida...” (I Tessalonicenses 2:8).

Eu vou falar sobre outros princípios do livro The Heart of Mentoring no próximo “Maná da Segunda”.

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Sergio Fortes.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você tem o desejo de fazer diferença no mundo, mesmo que seja no mundo à sua volta, sua esfera de influência exclusiva? Como você está conseguindo isso?

2. Quando ouve a palavra “mentoreado” o que lhe vem à mente?

3. Como o seu modo de pensar sobre mentoreado mudaria se fosse apresentado não como uma tarefa ou designação, mas sim como um relacionamento voluntário, mutuamente benéfico?

4. De que forma você visualiza o processo de mentoreado tendo como ênfase o dar e não o receber?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 43:4; Filipenses 2:3-4; I Tessalonicenses 2:6-9; 11-12.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.