Maná da Segunda

Maná da Segunda - Desafio de Fazer Negócios... Pela Fé



Por Robert J. Tamasy

Fé é um conceito interessante – e uma realidade desafiadora. Quando estamos envolvidos num culto de adoração, a fé parece tão simples.  Cantamos canções que declaram a nossa fé em Deus; repetimos declarações de fé que remontam a séculos. Ouvimos mensagens espirituais motivadoras que nos lembram das promessas bíblicas que abraçamos pela fé. Mas, então, chega a segunda-feira e nos encontramos novamente no ambiente de trabalho. E aí, o quão simples é a fé então?

Ao longo dos anos encontrei muitas pessoas que expressam e demonstram muita fé em ambientes espirituais, mas que parecem abandonar suas crenças no assim chamado “mundo secular”. Algumas tradições de igreja inclusive têm ensinado a separação entre o sagrado e o secular, mas as Escrituras não declaram isso. Na verdade, Colossenses 3:23 francamente instrui: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” A fé não pode estar restrita a um dia na semana. 

Mas vamos ser realistas. Em meio aos reveses empresariais - seja a impossibilidade de manter um contrato importante, ou realizar uma venda muito aguardada, ou lutando para cumprir prazos, ou ainda, deixando de ganhar a tão desejada promoção - nossa fé em Deus e Sua direção pode não ser tão vigorosa como pensávamos que era no ambiente seguro de adoração e culto. Então, enfrentamos um dilema, porque “...a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.” – como afirma Tiago 2:17.

Quando penso em pessoas de fé, uma que me vem à mente é George Muller (1805-1898), que cuidou de mais de 10 mil órfãos ao longo de sua vida, e estabeleceu 117 escolas que ofereceram educação cristã para mais de 120 mil crianças. O que se destaca para mim não é somente o trabalho humanitário com fundamento cristão que consumiu sua vida, mas também a vigorosa fé que guiou suas ações a cada dia.  

Falando do impacto da fé sobre seu trabalho, Muller escreveu: “Confiar no Senhor para suprir minhas necessidades temporais livra-me de pensamentos ansiosos como ‘Meu salário vai ser suficiente e vou ter o suficiente para o próximo mês?’ Nessa liberdade, sou capaz de dizer: ‘Meu Senhor não é limitado. Ele conhece minha situação presente e Ele pode fornecer tudo o que preciso.’ Ao invés de causar ansiedade, viver somente pela fé em Deus guarda o meu coração em perfeita paz.”

É essa a atitude que você adota quando pensa em suas necessidades diárias, seja no trabalho, em sua família ou outros assuntos pessoais? Talvez seja de utilidade para nós considerarmos algumas das coisas que a Bíblia nos diz acerca do que poderíamos chamar de “fé em ação”:

O que a fé realmente é. A fé em Deus, Sua direção e provisão não é tangível, mas, sim, a confiança e segurança ou a firme expectativa de que aquilo que Ele prometeu se cumprirá. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). Outra tradução deste versículo afirma: “Ora, a fé é estarmos seguros daquilo que esperamos e termos certeza daquilo que não vemos” (Tradução livre).  Outra passagem, Romanos 8:24, vai além conectando fé à esperança:  “...Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?”   

Ação é a evidência da fé.  A fé poderia ser chamada de “crença em ação”, como uma criança pequena que confiantemente se joga nos braços do pai numa piscina, segura de que ele não vai deixá-la cair na água.  Poderíamos dizer: sem ação, não existe fé real. “De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras?...Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.” (Tiago 2:14,18). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto .

Questões Para Reflexão ou Discussão   

1. Qual a sua definição de fé e o que ela significa em sua vida e trabalho?

2. Você desempenha seu trabalho e responsabilidades empresariais pela fé ou tende a agir “por vista”, confiando nas coisas que conhece, pode ver e tocar? Explique sua resposta.

3. Você já tinha ouvido falar de George Muller? Vale a pena ler mais sobre ele. O que você pensa de sua afirmação de que confiar em Deus é o que o liberta de pensamentos ansiosos e preocupações?

4. Qual a sua visão sobre a conexão entre ter a verdadeira fé bíblica e colocá-la em ação?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Romanos 4:18-25; 2Coríntios 4:18; 5:7; Hebreus 11:2-40.  


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL


 
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.