Maná da Segunda

Maná de Segunda -> Due Diligence



Por Robert J. Tamasy


No meio empresarial frequentemente ouvimos a expressão “due diligence”, descrevendo o processo usado antes da tomada de decisões importantes. Por exemplo, quando se busca um novo líder, as empresas realizam “due diligence” a fim de encontrar o melhor candidato. Antes de lançar um novo produto ou serviço, se faz “due diligence” para avaliar o interesse de consumidores, concorrência, colocação do produto e seu mercado. Na busca de importante membro para a equipe de trabalho, "due diligence" tem por objetivo assegurar que a pessoa correta seja selecionada, levando em conta habilidades, experiência, valores, motivação e adaptação.



Ao pensar em mudança vocacional, seria prudente fazermos uma "due diligence": estudar oportunidades do mercado, qualidade da empresa que buscamos, oferta de trabalho e oportunidade de carreira e, talvez o mais importante, o que fazer no caso de mudança - fazer a mesma coisa que temos feito em outro lugar ou enveredar para nova carreira?



A pesquisa geralmente é grande parte da "due diligence", e atualmente a informação está mais disponível que nunca. Através da tecnologia, Internet e mídia social, os dados necessários podem ser obtidos em minutos. Temos os maiores recursos de todos os tempos para nos ajudar a tomar a decisão certa. Porém, com frequência esquecemos ou negligenciamos importante recurso: a sabedoria de Deus.



Ás vezes, apesar dos melhores esforços, a melhor escolha não está clara. Em tempos assim seria aconselhável fazer o que a Bíblia recomenda: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5). Quando perplexo enfrento decisões difíceis, oro pedindo a Deus sabedoria e discernimento para não incorrer em erro. Ao longo dos anos conheci líderes que tomaram a decisão, “Deus é o dono do meu negócio”, de forma a fazer sentido para eles buscar Sua sabedoria para as decisões do dia a dia.



Entretanto, a “qualificação” para se buscar a sabedoria de Deus está na continuação do versículo: “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tiago 1.6-7).



E à luz das decisões que enfrentamos todos os dias, há uma que transcende as demais: se vamos viver para Deus, não só na vida privada, mas também profissionalmente. Milhares de anos atrás o líder Josué fez esta declaração: “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). Você já fez ou pensou em fazer essa declaração?



Se não, isso merece uma "due diligence".



Próxima semana tem mais!

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual o exemplo recente que você viveu ou observou de uma “due diligence” sendo feita em seu ambiente de trabalho? Qual foi o resultado?

2. Se alguém lhe perguntasse como fazer uma "due diligence" antes de tomar uma decisão importante, que conselho você lhe daria?

3. Você já pensou em buscar a sabedoria de Deus no seu processo de tomada de decisões? Esta sugestão parece estranha ou desconfortável para você?

4. O autor sugere que a decisão mais importante diz respeito a viver para Deus, pessoal e profissionalmente. Você concorda?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Josué 1.6-9; Salmos 119.9,11; Provérbios 1.7; 2.6; 3.13-15; 16.16; II Timóteo 3.16-17.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.