Maná da Segunda

Maná da Segunda - É Este um Bom Momento para Recomeçar?



Por Rick Boxx

O ano civil tem 12 meses, mas durante os meses de verão muitos de nós experimentamos uma mudança notável nas demandas e cronogramas de trabalho. As empresas frequentemente percebem que seus funcionários se tornam desatentos devido ao fato de seus filhos estarem em casa no verão, para passar suas férias escolares anuais. Muitos trabalhadores estão ansiosos com a expectativa de férias para desfrutarem de um descanso e relaxamento tão necessários. Seja como for, eles têm uma pausa das exigências diárias do trabalho.

Em algumas culturas, como na Europa, durante os meses de verão os trabalhadores podem tirar extensos períodos de férias, afastando-se de sua rotina normal de trabalho. O “trabalho de sempre” diminui ou cessa de repente. Com essa diminuição de ritmo e ímpeto no trabalho, as equipes ficam temporariamente desfalcadas. Uma pergunta que surge é como usar esse tempo da forma mais proveitosa.

De forma geral, a pausa no ano escolar ou o tempo de férias do quadro de funcionários pode ser um momento excelente para recomeçar. Isso pode significar reunir-se com sua equipe na medida de sua disponibilidade, apresentando a visão para os próximos meses. Esse se torna o momento para reenergizar e reconcentrar o foco de sua equipe. Esses períodos de “baixa” podem revelar-se tão importantes quanto os períodos de produtividade concentrada.

Oferecer aos membros de sua equipe uma oportunidade de relembrar por que eles estão ali, pode ajudar sua organização a ser mais produtiva no futuro. A Bíblia apresenta uma descrição bem-humorada das pessoas que carecem de ter foco em sua atividade: “A assembleia estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali.” (Atos 19:32). Embora o contexto não se referisse a pessoas e negócios, poderia descrever equipes corporativas que se tornaram tão atarefadas que esqueceram sua missão e objetivos principais.

Existe a tentação de insistir em estar ocupado só para estar ocupado! Isso faz lembrar o chefe que atravessou o escritório gritando: “Não fiquem aí parados! Façam alguma coisa! Mesmo que seja a coisa errada!” Infelizmente, isso pode resultar no desperdício não intencional de esforço, energia e perda de produtividade.

Como uma passagem do Antigo Testamento afirma tão bem: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu...tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou...tempo de derrubar e tempo de construir...tempo de rasgar e tempo de costurar...tempo de calar e tempo de falar.” (Eclesiastes 3:1-7). Há um tempo de ir adiante – e deveria haver um tempo de parar e avaliar o quanto avançamos e onde esperamos chegar.

Vemos esse tema – o reconhecimento do tempo em que recomeçar é necessário – de forma recorrente na Bíblia. Por exemplo, depois de passar muitos anos construindo uma arca e, então, passar pela experiência de um grande dilúvio, Noé precisava de um recomeço. Nós o vemos recebê-lo em Gênesis 9:1: “Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: ‘Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra.” Isso significou um tempo para um recomeço literal da raça humana.

Sua organização pode não ter enfrentado um grande dilúvio – ou uma grande calamidade – mas um pouco de quietude em meio à rotina usual de trabalho seria bem-vinda. Se você sente que é tempo de recomeçar com sua equipe, não espere mais. Agende uma reunião hoje! Reveja questões como: “Por que estamos aqui?” e “Para onde estamos indo?”

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Sua organização experimenta períodos ao longo do ano em que o quadro funcional está desfalcado pelas férias anuais ou quando os funcionários reestruturam o seu tempo para acomodar filhos em casa por causa das férias escolares? Como você ou sua empresa reagem?

2. Qual o valor, em sua opinião, de “recomeçar” – tirando tempo para diminuir o ritmo e reavaliar o trabalho que você tem feito, bem como seus planos e objetivos futuros?

3. Você já experimentou algo parecido ao descrito na Bíblia – pessoas claramente confusas, ao ponto de “nem saberem por que estavam ali”? Como você se sentiu?

4. Se você sente que é o momento de recomeçar em seu negócio - ou mesmo em sua vida pessoal – como pensa que poderia fazer isso?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10:4-5; 12:27; 14:23; Eclesiastes 3:17, 22; Atos 21:34; Efésios 5:15-17.

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.