Maná da Segunda

Maná da Segunda - Eis-me Aqui, Envia-me



Por Robert J. Tamasy

Você já fez muito trabalho voluntário? Muitos de nós podem pensar que tudo o que podemos fazer é desempenhar nossas responsabilidades normais de trabalho. Entretanto, todas as semanas, milhões de pessoas se voluntariam de muitas maneiras. Se não fosse por elas muitas coisas importantes não seriam feitas.

Voluntários proporcionam serviços vitais, tais como auxilio a professores nas escolas, ajudam indivíduos que não podem sair de casa devido a enfermidades ou deficiências, prestam assistência em orfanatos, abrigam crianças, dão suporte a agências de assistência internacional, cuidam das necessidades de pobres ou desassistidos, participam de viagens missionárias de curta duração, respondem aos desastres naturais, servem como mentores a jovens e adultos, e ajudam a cuidar de animais feridos ou em situação de risco. Organizações caritativas, como o Exército da Salvação, foram criadas por voluntários.

Anos atrás, após passar por uma cirurgia cardíaca, eu me voluntariei no hospital local para visitar pacientes que tivessem passado por procedimentos similares a fim de encorajá-los, compartilhar minha própria experiência e fazer sugestões para o seu processo de recuperação. Aquilo era recompensador para mim, especialmente porque eu me identificava com o que eles estavam vivenciando e sabia o quanto tais visitas teriam significado para mim.

Para nós que seguimos Jesus Cristo, ser voluntário é um privilégio. No Antigo Testamento encontramos o exemplo de alguém que reconheceu a importância de ser um voluntário. Em Isaías 6:8 lemos: “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’ E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me”. O Senhor aceitou sua oferta e Isaías tornou-se o ousado porta-voz do Senhor, chamando as pessoas ao arrependimento e oferecendo confiança espiritual para aqueles que queriam conhecê-Lo melhor.

Todos aqueles que têm estado envolvidos com o CBMC de modo significativo compreendem que ele se apoia fortemente no voluntariado. Ele consiste de empresários e profissionais que têm disposição para oferecer seu tempo, energia e recursos a fim de auxiliar outros, não apenas com suas responsabilidades e desafios do ambiente de trabalho, mas também a descobrir como as verdades e princípios bíblicos se relacionam com a vida cotidiana e o trabalho.

CBMC promove o conceito de “embaixadores no mercado de trabalho”, pessoas que veem seu trabalho não apenas como um meio de ganhar o sustento, mas também como oportunidade de representar Jesus a todos quantos possam encontrar. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (II Coríntios 5:20). É como Isaías declarando: “Eis-me aqui. Envia-me!”

Para onde os embaixadores devem ir? As Boas Novas de Jesus Cristo não estão limitadas a certos grupos de pessoas ou segmentos da sociedade. Devem ser cuidadosa e fielmente comunicadas a todos os continentes, todas as nações, cidades e vilas. “E (Jesus) disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas.” (Marcos 16:15).

A quem devemos servir? Todos os ambientes de trabalho ao redor do mundo consistem de pessoas precisando ouvir a mensagem de Cristo que transforma vidas. No processo, devemos servir como embaixadores – Seus representantes dispostos e voluntários. “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações...” (Mateus 28:19).

O que devemos fazer? A missão não é apenas comunicar informação, mas ajudar as pessoas a compreenderem o que significa seguir a Cristo, praticando e obedecendo ao que Ele ensinou. “...vão e façam discípulos...ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei...” (Mateus 28:19-20).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Sergio Fortes.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. O quanto de trabalho voluntário você já fez? O que significou para você ou para aqueles a quem ajudou?

2. Se você se envolveu de alguma forma com o CBMC, qual foi sua impressão sobre seu apoio no voluntariado e seu impacto?

3. Que você pensa da ideia de servir como embaixador de Jesus Cristo onde você trabalha? É deste “trabalho voluntário” que você está disposto a participar? Por quê?

4. De que maneira você acha que os seguidores de Jesus podem ser eficientes representando-O e comunicando Suas Boas Novas a outras pessoas, sendo ao mesmo tempo diligentes no cumprimento de suas responsabilidades profissionais?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Colossenses 3:23-24; Gálatas 2:20; Filipenses 4:8-9; II Timóteo 2:2.

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.