Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Esperança em Tempos Turbulentos



Por Rick Boxx



Um amigo comentou comigo recentemente sobre a crescente transparência que ele tem observado entre empresários. “Dois anos atrás”, disse ele, “era raro um líder admitir estar passando por dificuldades em seu negócio. Agora que a maioria está enfrentando lutas, eles se sentem livres para compartilhar as dificuldades com os outros.”



É encorajador porque, durante muitos anos, empresários, CEOs e altos executivos endossaram a ideia que, “É solitário estar no topo”. Aparentemente preferiam deixar as coisas assim. Entretanto, ao lidar com turbulências econômicas e incertezas futuras parecem ter aderido a outro adágio: “A penúria ama estar acompanhada”. E não tem faltado penúria por aí!



Um dos motivos porque é uma boa notícia é que a vida, seja no mercado de trabalho, em casa ou na comunidade, não foi planejada para ser solitária. No relato bíblico da criação, Deus declara: “Não é bom que o homem esteja só...” (Gênesis 2.18). E isto não mudou desde então. O homem está destinado a relacionamentos, trabalho em equipe e apoio mútuo. Considere estas passagens:



· Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo. (Provérbios 27.17)

· Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho... e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (Eclesiastes 4.9,12)

· Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros. (Provérbios 11.14)

· Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros. (Provérbios 15.22)



No mínimo, a crescente abertura e franqueza entre líderes empresariais e profissionais nestes tempos desafiadores lhes tem proporcionado oportunidade de receber, dar conforto e se compreenderem mutuamente. II Coríntios 1.4 diz que Deus“nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.” Em tempos difíceis, não pode haver nada pior que o sentimento de que somos o único a passar por tais adversidades.



Para os seguidores de Jesus Cristo no mercado de trabalho, isso proporciona grande oportunidade para seguir-lhe o exemplo e fazer o que estiver ao alcance para aliviar o fardo dos outros. Jesus disse:“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11.28-29). Um dos maiores prazeres de Deus é vir em socorro de Seu povo, lhes aliviando os fardos e oferecendo, em troca, paz de espírito.



Ao mesmo tempo, Ele não diz aos Seus seguidores que fiquem passivamente observando as lutas de outras pessoas. Há momentos em que temos oportunidade de ajudá-las a carregar seus fardos, seja prestando assistência específica, oferecendo conselhos ou simplesmente emprestando um ouvido compassivo. Paulo afirmou:“Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6.2).



Não se trata de idealismo vazio ou retórica sem sentido. É um chamado real à ação. Se você conhece pessoas que estão carregando fardos pesados, este pode ser o momento de lhes oferecer a revigorante mensagem de Cristo, não apenas em palavras, mas também em ações, fazendo o que for possível para ajudá-las a carregá-los.



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.