Maná da Segunda

Mana da Segunda - Esperar: Um Jogo Que Ninguém Gosta de Jogar



Por Rick Boxx

Todos os dias muitos de nós se encontram naquela esteira enfadonha, correndo freneticamente para outra reunião ou para cumprir o próximo prazo fatal, recusando-nos a diminuir o ritmo por medo de falhar ou perder aquela oportunidade que só aparece uma vez na vida.  Paciência não é uma virtude que nos esforçamos por cultivar. Se esperarmos, suspeitamos que este mundo apressado continuará se movendo, deixando-nos bem para trás. 

As pessoas falam sobre o “jogo de esperar”, mas este é um jogo que a maioria de nós não tem nenhum prazer em jogar.  Nós queremos o que queremos – e queremos já!  Seja lá o que for!

Há algum tempo encontrei-me com um líder empresarial de sucesso que admitiu isso.  Ele me disse que uma das coisas mais difíceis para ele era “esperar no Senhor”.  Ele se encontrava em uma fase de transição, pronto para seguir em frente com o próximo estágio de sua carreira, mas Deus ainda não o tinha liberado.  Portanto, ele se encontrava na “sala de espera” de Deus.

Líderes empresariais determinados, focados em seus objetivos, geralmente relutam quando têm que esperar pacientemente pela direção de Deus, preferindo avançar por sua própria conta. Existem muitas razões para isso. Quando somos forçados a esperar, sentimos que já não estamos no controle. É como se estivéssemos à mercê das circunstâncias conforme elas se desenrolam.  Somos guiados para a ação e achamos que esperar – fazer uma pausa na atividade frenética – é um terrível desperdício de tempo e energia. 

Entretanto, quando consideramos os princípios apresentados na Bíblia a partir de nossa perspectiva como empresários e profissionais, descobrimos que algumas das maiores obras de Deus aconteceram depois de Ele ter ordenado ao Seu povo que esperasse. 

Por exemplo, lemos em Atos 16 quando o apóstolo Paulo e seus companheiros foram proibidos de entrar num território que parecia bastante razoável que eles visitassem: “Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.” (Atos 16:7). Eles devem ter ficado imaginando por que, sabendo que as pessoas da região precisavam ouvir as Boas Novas que eles estavam desejosos de lhes apresentar. 

Na verdade, Paulo foi impedido duas vezes de avançar conforme tinha planejado. Contudo, mais tarde ele soube dos motivos para a demora.  Por esperar no Senhor e em Seu tempo perfeito, ao invés disso, Paulo, afinal, foi capaz de estabelecer uma vibrante igreja na Macedônia. Deus, como se revelou, tinha uma ideia melhor. 

Em Salmos 37, escrito pelo rei Davi de Israel, lemos passagens repletas de verbos de ação: “Confie no Senhor...Deleite-se no Senhor...Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle...”  São palavras que desejamos ouvir – coisas que podemos fazer. Mas, então lemos: “Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência...” (Salmos 37:7).No versículo 34 do mesmo Salmo lemos: “Espere no Senhor e siga a Sua vontade...”.

Quando lemos tais instruções queremos responder: “O que? Esperar? Por que não podemos simplesmente continuar avançando? Ainda há tanta coisa para fazer!” Geralmente, descobrimos em retrospecto que os planos de Deus e Seu tempo perfeito são diferentes – e superiores – daquilo que temos em mente.  Quando você está se sentindo refreado por Deus, lembre-se de que Ele conhece o princípio e o fim. E que o nosso Pai Celestial sempre sabe o que é melhor.  

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. O quanto você é bom em esperar? Qual sua reação quando enfrenta uma demora inesperada e indesejada?

2. Por quê, em sua opinião, esperar é tão difícil para a maioria de nós?

3. Já aconteceu de você não ter alternativa a não ser esperar e descobriu depois que a espera na verdade resultou em um resultado muito melhor?  Descreva a situação e sua reação quando teve que esperar e depois quando se deu conta de que esperar era a melhor coisa a fazer.  

4. Quando você fica sem opções e é obrigado a esperar e não avançar como era sua intenção, você reconhece que o “jogo de esperar” é ação de Deus, resultante de Suas intenções? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Reis 19:1-18; Salmos 40:1-5; 46:10; 62:5; 123:1-2; Isaías 40:27-31; Lamentações 3:25-29.  

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.