Maná da Segunda

Maná da Segunda: GPS Para Profissionais e Empresários



Por Robert J. Tamasy


Embora nascido na Alemanha, a primeira vez que fui à Europa foi em 1997. Meus tios foram meus guias numa viagem pela Hungria, Áustria, República Tcheca e Alemanha, até alcançar nosso destino, a pitoresca Rotemburg, onde participamos da Convenção do CBMC. Durante a viagem, por diversas vezes descobrimos estar na direção errada, após percorrer vários quilômetros fora da rota. A bússola do nosso carro era de grande ajuda, mas teria sido melhor se alguém nos auxiliasse a fazer os retornos corretos.



Muitos carros são hoje equipados com GPS, auxílio de navegação também disponível em telefones móveis. Sinais são enviados para um satélite e a informação é enviada para quem dela precisa. É literalmente direção vinda do alto.



Mas e se inventassem um GPS para orientar profissionais ou para tomar decisões de negócios? Face aos desafios globais um GPS para o mundo empresarial e profissional seria de grande valia para evitar retornos errados. Mas esse GPS já existe!



Na Bíblia lemos: “Sou peregrino na terra; necessito da direção dos Teus mandamentos. Não os esconda de mim” (Salmos 119.19, tradução livre). Um amigo fez recentemente a seguinte observação: “Hoje, muitas pessoas usam seus GPS para receber informação do alto. Mas muito antes dos satélites e GPS, o escritor desse salmo deu-se conta que necessitava de “direção do alto” e que a fonte era Deus. Ele é o melhor sistema de GPS, disponível 24 horas e sem conexão elétrica.” A Bíblia reafirma isso, assegurando direção de Deus a quem o estiver disposto a recebê-la:



Creia na verdade revelada de Deus. Dirigindo no escuro, confiamos nos faróis para iluminar-nos o caminho. Deus prometeu iluminar o caminho à medida que avançarmos em nossa jornada diária. “Ganho entendimento por meio dos Teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade. A Tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmos 119.104-105).



Confie na direção de Deus. Assim como confiamos no GPS, devemos confiar na direção que Deus oferece, mesmo que não a entendamos. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6).



Confie no redirecionamento de Deus. Nem sempre tomamos as decisões certas. Devemos estar dispostos a alterar o curso adotado e até mesmo fazer uma parada brusca ou um retorno de 180 graus se necessário. “Em seu coração, o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


--------------------------------------------------------------------------------


Questões Para Reflexão ou Discussão



1. Lembra-se da primeira vez que usou um GPS? Você confiou na navegação por GPS? Você ficou tão acostumado que tem dificuldade de viajar sem ele?



2. Você desejaria que, às vezes, fosse possível comprar um GPS para guiar suas ações passo a passo, enquanto desempenha suas responsabilidades diárias?



3. Já recebeu alguma vez "direção do alto" quando teve que tomar decisões importantes nos negócios ou na esfera profissional?



4. Se Deus pode proporcionar sabedoria e direção para nossa profissão, quais seriam as maneiras mais eficientes de obter Dele essa ajuda?



Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 23.1-4; Provérbios 16.1-3; 21.2; Isaías 58.11; Lucas 1.78-79; João 16.13.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.