Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Indo Além da Letra da Lei



Por Rick Boxx

Como você lida com leis e regras que o afetam no ambiente de trabalho, sejam elas abrangentes a ponto de afetar a todos ou aquelas aplicáveis ao seu ramo de atividade ou campo profissional? Você cumpre apenas o mínimo requerido, submetendo-se estritamente à “letra da lei”, ou considera o aspecto mais amplo do “espírito da lei”, a intenção subjacente, por vezes mais exigente, por trás da lei?

Durante anos tenho sido consultor de homens de negócios e líderes empresariais, ajudando-os a captar e compreender os princípios bíblicos que se aplicam ao cotidiano do mercado. Quando comecei a fazer isso, tornou-se evidente que, para evitar o perigo de não praticar o que ensinava, eu precisava fazer uma autoavaliação honesta. Incluía examinar tudo que eu houvesse ignorado ou deixado de resolver de forma apropriada. Embora humilhante e desconfortável, era necessário e importante para minha integridade como consultor.

Eu me senti acusado por uma pequena dívida que deixei de pagar referente a uma empresa que possuíra. Embora fosse uma obrigação na pessoa jurídica, e pessoalmente não tivesse que pagá-la, Deus deixou claro que Ele queria que todos os meus tratos empresariais estivessem acima de qualquer censura.

Procurei a empresa a que minha antiga firma devia dinheiro e enviei um cheque no valor correspondente. Surpresos, os donos ficaram assombrados. Ligaram para me agradecer e dizer que, como o débito havia sido removido dos registros financeiros, doaram o valor para uma igreja local.

Poderia ter ignorado essa dívida. Era uma empresa legalmente constituída, uma entidade corporativa que não mais existia. Já que minhas finanças pessoais não estavam legalmente envolvidas, eu não tinha nenhuma responsabilidade com isso. Era o que a letra da lei tinha a dizer. Mas como seguidor de Jesus Cristo, comprometido com o viver e trabalhar com integridade, eu não poderia usar esse subterfúgio. Sabia que o espírito da lei dizia outra coisa.

Como poderia falar sobre integridade e honestidade e aconselhar líderes no mercado de trabalho, se eu não estivesse disposto a sustentar os mesmos padrões?

Em Efésios 5.3, a Bíblia ensina:“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos”. Os padrões de Deus, como revelados nas Escrituras, excedem a lei. Se quisermos ser efetivos e agir como Seus embaixadores, é essencial viver de acordo com eles.

Não pretendo fazer ninguém embarcar numa viagem de culpa. Mas, se Deus trouxer à sua mente algo que você tenha feito e que precisa ser corrigido, ou algo que você precisa fazer, eu o incentivo a fazê-lo o mais rápido possível, mesmo que signifique ir além da letra da lei. Você não se arrependerá de ter feito isso!

Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como o mercado de trabalho lida com leis e normas: cumprindo o “mínimo” ou fazendo o certo, mesmo que legalmente isso não seja exigido?

2. E você, fica na dependência das circunstâncias ou consegue enxergar benefícios práticos em fazer "além" do que a letra da lei exige?

3. Suas convicções espirituais se encaixam nessa consideração de "ir além da letra da lei"?

4. Você acha que esse é assunto de cunho espiritual ou que um indivíduo ou empresa devem fazer o que os outros do seu ramo de atividade fazem?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 30.8-9; Mateus 5.20; 23.24; Marcos 11.25; 12.30-31; Lucas 6.31.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.