Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Já pensou em pedir falência?



Por Ken Korkow



Um amigo e empresário me telefonou recentemente. Seu casamento estava balançando e suas finanças desorganizadas. Disse estar pronto para declarar falência. “Antes de fazer isso”, respondi,

“peço-lhe considerar três questões: (1) o que Jesus faria em seu lugar? (2) o que o diabo gostaria que você fizesse? (3) qual a sua motivação? Pense nisso e volte a me telefonar.”



Dias depois ele ligou: “Decidi que vou precisar de cinco anos para saldar todas as minhas dívidas. Deus certamente não quer que eu viva em tamanho sofrimento. Portanto, acho que Ele Se importaria se eu declarasse falência”.



E você, já pensou em pedir falência? Eu já! Estive em situação financeira tão péssima, que costumava ler a seção de falência no jornal e imaginando nela o meu nome.



Quando esse amigo conversou comigo, pensei: Isso não faz sentido. Deus está mais preocupado com a obediência dele, do que com o seu conforto. Mas não lhe disse isso, porque iria afugentá-lo. Em vez disso, perguntei: “Você tem uma Bíblia à mão? Abra, por favor, no Salmo 37 e leia os versículos 16, 17 e 20”.



Ele leu: “Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios; pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos. Mas os ímpios perecerão; os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos; desvanecerão como fumaça.” Perguntei-lhe: “Sabe quem Deus diz serem 'ímpios’? Leia o verso 21.” Ele leu: “Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade.”



O que meu amigo irá fazer? Sinceramente não sei. Mas um de meus mentores levou 14 anos para pagar a dívida criada pela fraude de uma grande companhia de seguros, que simplesmente lhe disse: “Processe-nos. Nós podemos agüentar, mas você vai perder.” O advogado dele e o contador o aconselharam a pedir falência, mas ele se negou dizendo: "Deus quer que eu pague todas as minhas contas.” Para fazer isso, ele se sujeitou a dirigir um automóvel velho por anos e viver com frugalidade. Nesse período vi Deus trabalhar nele e por meio dele, tocando milhares de pessoas.



Esse exemplo me deu esperança e coragem para prosseguir, dando pequenos passos de fé em minhas provações financeiras, motivando-me a fazer o melhor que podia, mesmo quando o melhor aparentemente não era suficiente. Como resultado, minha esposa Liz e eu vimos Deus realizar milagres incríveis dia após dia.



Não sei quais são seus desafios financeiros atuais ou futuros. O que sei é que Deus requer que vivamos corretamente, fazendo o que é certo para com os outros. Oswald Chambers observou: “Uma das armadilhas em que caímos é crer que se tivermos fé, Deus nos conduzirá ao sucesso no mundo. Uma vida de fé não nos leva de uma experiência gloriosa para outra, de um pico da montanha para outro, como se estivéssemos pairando nas asas de uma águia. Mas uma vida harmoniosa, dia após dia, sem desfalecer (veja Isaías 40.31). Esta é a fé que foi provada e resistiu ao teste.”



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Ken Korkow, que vive em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde serve como diretor regional da CBMC. Este texto foi adaptado da coluna “Fax of Life”, que ele escreve semanalmente. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.