Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Mal Posso Esperar a Aposentadoria!



Por Jim Mathis



Vivemos tempos interessantes nos negócios e como profissionais. Faço parte de uma geração apelidada de "Baby Boomers" (geração pós-Segunda Guerra, vista como geração de choques e conflitos; NT), para quem o principal objetivo do trabalho era se aposentar.

Foi o que ouvi em uma conversa durante uma festa. Um homem perto da aposentadoria comentou que mal podia esperar o dia de demitir-se do trabalho. Disse odiar o trabalho e que só continuava indo todos os dias porque precisava de dinheiro. Pensei: "Que triste maneira de viver!"

Como passar a vida odiando aquilo em que gasto a maior parte do meu tempo? Há tipos de trabalho mais gratificantes do que outros. Houve situações quando o trabalho que fazia não era encorajador, mas ao conhecer e interagir com pessoas que encontrava diariamente, tornou-se fonte de inspiração.

Quando ouço pessoas falando de forma nostálgica sobre aposentadoria, penso sobre o valor intrínseco do trabalho. Existem na Bíblia referências sobre a nobreza do trabalho. Colossenses 3.23, ensina que devemos colocar nosso coração em tudo que fazemos. Em última análise, diz que "trabalhamos para Deus".

O livro de Eclesiastes faz admoestações sobre trabalho árduo, mas com diversão. Eclesiastes 3.22 diz: "Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?" A versão, "A Mensagem", diz: "Então eu entendi que não há nada melhor para nós, homens e mulheres, que ter um bom momento durante tudo o que fizermos – e isto será nosso quinhão’’. Deus projetou o trabalho para ser apreciado.

Provérbios 22.29 afirma: "Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior." Você pode dizer que o segredo do sucesso é fazer um trabalho bem feito e, em seguida, mostra-lo as pessoas. Hoje chamamos isto "produto e marketing." Creio que para persuadir as pessoas a comprá-lo a ênfase deve ser dada ao produto e não ao esforço. Em outras palavras: "fazer coisas boas." Se você fizer isso, você não terá problemas em vendê-lo.

Há pouca orientação nas Escrituras sobre aposentadoria. A palavra é usada raramente e seu significado é "retirar". Será que o objetivo principal do trabalho é chegar ao momento quando se pode retirar da vida produtiva? A única referência na Bíblia a aposentadoria diz respeito aos Levitas, sacerdotes instruídos a se aposentar com 50 anos, mas mesmo assim eles deveriam continuar ajudando os sacerdotes mais jovens.

A ideia de se aposentar como a conhecemos hoje é um fenômeno recente, do século XX, provocada pela expectativa de vida mais longa da Revolução Industrial. Somente nos últimos 60 anos é que a aposentadoria se tornou algo aspirador. Algumas gerações atrás era vista como "velho demais para trabalhar" ou "posto para escanteio".

A menos que você esteja pronto para ser colocado para escanteio, aprenda a apreciar seu trabalho!


Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, diretor executivo do CBMC em Kansas, Missouri e em conjunto com a esposa Louise dirigem uma Cafeteria. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Samy Staschower


Questões Para Reflexão ou Discussão



1. Você vê seu trabalho com uma atitude predominantemente positiva ou negativa?

2. Como é que sua cultura influenciou sua opinião sobre aposentadoria?

3. Você acha que precisa fazer algum tipo de ajuste na forma de ver seu trabalho para ajustá-lo ao que a Bíblia diz?

4. Que mudanças você faria em seu trabalho para deixá-lo agradável e não uma "válvula de escape" para aposentadoria?



Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Números 8.23-26; Provérbios 10.4-5,7; 11.30; 13.9; 16.26; 20.13; 23.4-5; 27.18.



MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.