Maná da Segunda

Maná da Segunda - Marcas de um grande líder



Por Robert Tamasy

Pareço ser um acumulador compulsivo de informações. Coleciono artigos, seções de jornais e várias notas e me apego a eles durante anos para futuras referências, sem saber ao certo quando ou como eu poderei usá-los. Recentemente me deparei com uma coluna de 2005 que apareceu no respeitado jornal de negócios Forbes. Com o título de “Cinco Marcas de Um Grande Líder” ela foi escrita por Paul Johnson, um historiador e escritor britânico. Ele perguntava: “O que faz um verdadeiro líder? Como podemos reconhecê-lo?”

Do ponto de vista apresentado por Johnson, entre as qualidades que os grandes líderes possuem estão:

- Coragem Moral – “A disposição de uma pessoa de manter suas crenças, buscar um curso de ação diante de críticas avassaladoras, grandes adversidades e...a covardia de amigos e aliados.”

- Julgamento – “Coragem sem julgamento é inútil e pode ser perigosa. Quando eu preciso de conselho...procuro alguém que foi maltratado pelo mundo e alegremente sobreviveu às “pedras e flechas que a fortuna enfurecida nos lança’”.

- Senso de prioridade – “Separar o que é realmente grande daquilo que é pequeno exige um senso prático que não é concedido a muitos seres humanos...é quase sempre a marca distintiva de um grande líder.”

- Disposição e esforço concentrado – “Líderes precisam alocar seu tempo e energia.”

- Humor – “Um subordinado sempre serve com mais zelo e obedece com mais fidelidade um líder capaz de gracejar, e o público...é mais cordial para com um potentado que possa fazê-lo rir.”

Lendo a Bíblia, também encontramos esses traços ali enfatizados. Aqui estão alguns exemplos do que ela diz:

Coragem Moral – Quando Josué assumiu a liderança dos israelitas no lugar de Moisés, Deus enfatizou a necessidade de coragem. “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados...Seja forte e corajoso...” (Josué 1:6, 9, 18).

Julgamento – Ser capaz de discernir entre o certo e o errado, o bom versus o melhor, é indispensável para uma liderança efetiva. “...Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis, até o dia de Cristo.” (Filipenses 1:9-10).

Senso de prioridade – Líderes verdadeiros nunca perdem de vista o que é mais importante. “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro!...Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:24, 33).

Disposição e esforço concentrado – Como a energia pode ser mais bem gasta, assegurando-se de ser capaz de completar tarefas cruciais e, especialmente, não ter que refazer um trabalho por causa da qualidade ou feitura insatisfatórias? “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? (Lucas 14:28).

Humor – Uma forma de manter o senso de humor é evitando ter um senso inflado sobre sua própria pessoa. “...Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida de fé que Deus lhe concedeu.” Romanos 12:3).

Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geór gia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
 
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. O que você acha das “Cinco Marcas de Um Grande Líder” de Johnson? Você discorda de alguma delas ou a substituiria por outra qualidade de liderança?

2. Como você definiria coragem moral? Sua definição está de acordo com o mundo à sua volta? Caso contrário, quais as diferenças?

3. Como um líder pode conquistar senso de prioridade e mantê-lo diante de interesses e exigências que se opõem a ele?

4. Pense nos obstáculos que surgem ao tentar fazer de Deus a prioridade número um nos negócios, bem como na vida pessoal. Por que é difícil realizar isso de forma consistente e diária?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 10:25-28; Mateus 7:24-27; Lucas 10:27; Romanos 12:2; I Tessalonicenses 5:16.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.