Maná da Segunda

Maná de Segunda -> Momentos Significativos ou Minutos Maximizados



Por Jim Lange



Tempo! Você tem o bastante? Se você for igual ao resto do mundo sua resposta é, “Não!”. Entretanto, você pode estar errado. Todos nós temos tempo suficiente. Na verdade, todos têm a mesma quantidade de tempo todos os dias: 24 horas. Ninguém tem mais, ninguém tem menos.



O problema é que nos habituamos a preencher o tempo com coisas que não têm importância como tarefas no trabalho, mídia social como Facebook e Twitter, transportando os filhos para inúmeros eventos e atividades fora da escola, ou assistindo televisão. Descobrimo-nos em constante movimento, desperdiçando preciosos minutos e horas.



Temos permitido pouca margem de tempo em nossa vida e, assim, freneticamente tentamos espremer tudo dentro de nossa agenda. Infelizmente muitos, ao final do dia, deixam escapar o que realmente importa: relacionamentos.



Tenho três questões a serem ponderadas: 1) Como você gasta seu tempo? 2) Como isso está funcionando para você? 3) No final da sua vida você ficará satisfeito com a forma como gastou seu tempo?



Vi este assunto ser discutido recentemente, o que me levou a pensar na minha vida e em como tenho andado ocupado. Não penso que Deus quer me ver assim tão ocupado. Realmente creio que Ele quer que eu descanse ao longo do caminho e curta a jornada. Mas às vezes isso parece tão difícil...



Contudo, determinei que vou saltar fora dessa “roda de hamster”, me questionando o que realmente é importante. Eu tinha a tendência de fazer as coisas simplesmente por estar acostumado a agir assim. Sempre fui inclinado a realizar tarefas, o que por um lado tem sido útil em algumas áreas da minha vida. Mas isso feriu alguns de meus relacionamentos, na medida em que errei ao enfatizar tarefas à custa de pessoas com quem me preocupo genuinamente.



Como resultado, iniciei o processo de avaliar tudo o que faço perguntando a mim mesmo o quanto cada oportunidade realmente é importante. Você estaria disposto a fazer o mesmo? Para muitos esse processo pode ser desconfortável e até assustador. Porém, a realidade é que, se continuarmos a fazer as coisas como sempre as fizemos, continuaremos a obter os mesmos resultados. E isso inclui a forma como usamos nosso tempo.



"Todos os nossos dias foram contados", afirma a Bíblia. Assim como não podemos acrescentar um só minuto às 24 horas do dia, também não podemos somar um dia sequer ao período de nossa vida. O tempo é a mercadoria mais preciosa que temos. Você gostaria de se juntar a mim na tentativa de fazer o máximo com os dias que nos restam, procurando criar momentos significativos, ao invés de maximizar os minutos?



Se nos concentrarmos em maximizar cada minuto, acabaremos tentando criar relacionamentos de micro-ondas. Acredite, isso não funciona, especialmente no longo prazo. Podemos ser eficientes nas coisas que fazemos, mas precisamos aprender a não ter pressa em nossos relacionamentos. É assim que são criados os momentos e eles nem sempre se adaptam a uma agenda conveniente.



No livro de Salmos, encontramos este sábio conselho: “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida, para que tenhamos um coração sábio” (Salmo 90.12).



Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Lange, presidente de capítulo da Truth@Work (www.christianroundtablegroups.com), organização voltada para pessoas no mercado de trabalho. Ele escreve regularmente em seu blog www.5feet20.com, e é autor do livro Bleedership: Biblical First-Aid for Leaders (Primeiros Socorros Bíblicos Para Líderes). Ele e sua família vivem próximo a Toledo, Ohio, USA. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


Questões Para Reflexão ou Discussão



1. Você já pensou, “Eu não tenho tempo suficiente”? Com que frequência isso acontece?

2. Qual sua resposta para as perguntas feitas pelo autor?

3. O autor usa a imagem de um hamster e sua roda – um pequeno mamífero correndo freneticamente sem sair do lugar. Outros usam a comparação com uma mó que gira sem parar. Você já sentiu que sua vida era assim e tentou remediá-la? Qual o resultado?

4. Em sua opinião, qual a diferença entre “momentos significativos” e “minutos maximizados”?

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.