Maná da Segunda

Maná da Segunda - Negócios Difíceis em um Mundo Caído



Por Rick Boxx

Quando faleceu Tom Phillips, ex-CEO da Raytheon, o seu obituário do Wall Street Journal incluiu a história de um estudante da Universidade de Harvard que levantou uma questão intrigante.  O universitário perguntou a Mr. Phillips se ele não achava haver uma contradição entre a sua fé cristã e o fato de dirigir uma grande corporação que fabricava mísseis para serem usados em guerras.

A resposta de Mr. Phillips foi honesta e cuidadosamente considerada, diante da realidade da condição humana.  Ele disse: “Nós gostaríamos que este fosse um mundo onde exércitos e armas não fossem necessários, mas existe uma ganância básica no homem. O homem, acredito, é imperfeito.  E as nações são imperfeitas.  Nós temos que fornecer meios para a defesa geral.” 

Nem todos nós trabalhamos para empresas que produzem armas para guerra.  Entretanto, o fato de nos encontrarmos numa profissão ou trabalhando para indústrias que necessariamente tratam com as “imperfeições do homem”, como Mr. Phillips denominou, pode apresentar desafios quando decisões incômodas precisam ser tomadas.  

Pessoas que trabalham para impor a lei, por exemplo, todos os dias lidam com a face mais sombria da humanidade.  Advogados podem ser chamados para defender não apenas as vítimas de uma atividade criminosa, mas também aqueles que perpetraram aqueles crimes.  A indústria farmacêutica fornece tratamentos médicos importantes para muitas pessoas, mas em alguns casos, as drogas produzidas se mostram extremamente danosas quando usadas de forma errada ou abusiva. Algumas vezes, médicos e enfermeiros precisam fazer escolhas difíceis quando não existe uma solução simples. Até mesmo educadores podem enfrentar grandes desafios.  

Talvez o seu trabalho, por vezes, apresente circunstâncias que testem seus valores e convicções.  Será que isso significa que quando chegamos a uma encruzilhada ética, devemos desistir ou escolher o caminho de menor resistência?  Se formos seguidores de Jesus Cristo, poderemos até mesmo ser tentados a imaginar: “Deus, por que o Senhor me chamou para exercer esta profissão?”  

Embora a Bíblia não prometa respostas fáceis para cada dilema ético, o Senhor de fato nos chama para servi-Lo – e aos outros – em muitas esferas difíceis.  Por exemplo, I Coríntios 7:17 ensina: “Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus...”.  

Assim como nos tempos bíblicos os discípulos de Cristo se encontravam engajados em linhas de trabalho frequentemente desafiadoras, nós também precisamos buscar a sabedoria, orientação e graça de Deus para desempenhar responsabilidades difíceis. Eu acredito que em Seu desejo de redimir o mundo caído – pessoas que se afastaram do projeto inicial de Deus – Ele necessariamente coloca algumas pessoas em áreas difíceis de trabalho.  Se pudermos aceitar isso como sendo a vontade do Senhor para nós, o que mais poderíamos fazer para realizar nossas tarefas e tomar decisões difíceis de uma forma que agrade a Deus?  Aqui estão algumas diretrizes que Ele fornece por meio das Escrituras:  

Peça sabedoria.  Felizmente, isso não acontece sempre, mas quando circunstâncias desafiadoras exigem decisões complexas, podemos pedir a Deus a sabedoria que necessitamos para fazer o que for melhor. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5).  

Procure por conselhos sábios. Nós devemos encontrar pessoas com sabedoria, indivíduos que possamos consultar quando nos confrontamos com situações difíceis. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.”  (Provérbios 11:14).  

Ore para ser fortalecido. Quando a cultura à nossa volta diz que deveríamos agir contrariamente a nossas convicções, Deus pode nos prover os recursos necessários para resistir à tentação de ceder. “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças... mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças... (Isaías 40:29, 31).

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já trabalhou em circunstâncias que pareciam ser opostas aos seus valores e convicções? Quem sabe no momento você tenha um emprego que o coloque em situações com potencial para levá-lo a transigir?  Se este for o caso, como tem sido e como você lida ou lidou com elas?

2. Você acredita que devemos sempre nos apegar às nossas convicções, aqueles princípios que definem nossa fé? Existem momentos em que simplesmente devemos viver com aparentes contradições?  Explique sua resposta.

3. É fácil para você orar e pedir sabedoria a Deus quando respostas simples parecem estar fora do seu alcance?  Como é orar assim?

4. Você já se sentiu como se não tivesse forças para sustentar uma posição difícil contra algo que lhe estava sendo pedido para fazer?  Como lidou com isso?  Deus o supriu da força necessária naquele momento ou em qualquer outro em que você tenha enfrentado circunstâncias desafiadoras?   

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 1:7; 2:6; 3:13-15; 15:22; 19:20; 20:18; Salmos 84:11-12; 118:14.

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.