Maná da Segunda

Maná da Segunda : O Personagem Central do Natal



Por Robert J. Tamasy

Na próxima segunda-feira celebrar-se-á o Natal em muitas partes do mundo (e nós não estaremos trabalhando!). Queria propor que avaliássemos esse dia especial antes de sua chegada. Para alguns, Natal é acompanhado por tradições importantes: comidas, decorações especiais, troca de presentes, festas e reuniões de família. Essas tradições diferem de uma para outra parte do mundo.



O grande ícone do Natal – o Papai Noel – é conhecido como "Santa Claus" nos Estados Unidos, "Kris Kringle" em outras partes do mundo de língua inglesa, passando por "Father Christmas", "Saint Nick", "Babbo Natale" (Itália), "Mikulas" (Hungria), "Pére Noël" (França), "Sinterklas" (Indonésia), "Joulupuki" (Finlândia), "Pelznickel" (Alemanha), "Papa Noel" (vários países de língua espanhola), "Hagios Nikolaos" (Grécia), "Hoteisho" (Japão), "Dun Che Lao Ren" (China), "Kolyada" (Rússia) e outros nomes. Indepentemente de como é chamado, para muitos Natal não seria Natal sem ele.



O interessante, entretanto, é que a figura central mesmo do Natal – Jesus Cristo – parece não ter lugar na festividade. Nos Estados Unidos, lojas de varejo instruem os funcionários a desejar apenas, “Boas Festas” e não “Feliz Natal”, temendo ofender as pessoas que não acreditam em Cristo. Politicamente correto? Certamente! Uma deturpada aplicação de “tolerância”? Parece ser este o caso.



Mas o fato é este: Sem Cristo não haveria Natal. Ele é a verdadeira razão dessa festa. Sem Ele o comércio precisaria achar outra maneira de induzir o consumidor a aumentar seus hábitos de compra e gastar dinheiro em atos extravagantes de generosidade para com outras pessoas. Porém, Natal sem Cristo, seria como negócios sem lucros, ou um executivo de vendas sem produto ou serviço para oferecer. Não teria sentido.



Assim, ao nos prepararmos para observar o Natal à nossa própria maneira, consideremos o que a Bíblia diz sobre Aquele em cujo Nome se comemora o Natal:



. O Maior presente de todos. Qual foi o presente mais caro que você já recebeu ou deu? A Bíblia nos ensina que o maior presente de Deus foi também o Seu maior sacrifício. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu filho Unigênito, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio Dele” (João 3.16-17).



. Vida completa e realizada. A maioria de nós, especialmente na idade madura, procura sentido e sucesso na vida, através do trabalho, da família, realizações ou contribuição para a sociedade. Jesus prometeu vida recompensadora para todos quantos O seguirem: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10).



. Fonte para uma vida frutífera. Trabalhamos duro, devotando longas horas em buscas que têm pouco ou nenhum valor. “Qual a relevância disso?”, perguntamos. Como posso fazer algo que realmente faça diferença? Jesus assegurou a Seus seguidores, que através de Sua direção e capacitação, suas vidas seriam profundamente frutíferas. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5).



. Caminho para relacionamento com Deus. A grande maioria das pessoas é espiritualmente curiosa, tendo desejo profundo – mesmo que não expresso – de ter encontro com Deus, com o divino, “seja quem ou o que for”. Jesus Cristo prometeu proporcionar acesso a Deus a todos quantos O buscarem sinceramente. “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim” (João 14.6).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.