Maná da Segunda

Maná da Segunda: Pensamento Positivo



Por Robert J. Tamasy



Preparados ou não, hoje é segunda-feira novamente, o início de nova semana de trabalho. Qual foi a sua atitude ao deixar a cama nesta manhã? Sentia-se entusiasmado, ansioso por encarar os desafios do dia, ou estava com disposição mental do tipo “lei de Murphy”, convencido de que se alguma coisa podia dar errado, com certeza daria? Você acolheu este dia com uma declaração de, “Bom dia, Senhor!”, ou resmungou, “Bem, Senhor, já é dia!”



Ao longo dos anos tive amigos que eram grandes defensores do chamado “pensamento positivo” – a escola de pensamento que ensina que “qualquer coisa que a mente puder conceber e crer, poderá alcançar”. Sou inteiramente a favor de se ter uma perspectiva otimista da vida, mas - sejamos honestos - há coisas que nem o pensador mais positivo jamais poderia conseguir. Por exemplo, o jogador de basquete profissional chinês Yao Ming, com mais de 2,10 m de altura, nem com a atitude mais positiva poderia ser um excelente jóquei. O motorista de um “fusca” jamais ganharia um Grand Prix num circuito de Fórmula Um.



Algumas pessoas têm maior inclinação para funções de liderança formal do que outras, assim como há aquelas que são mais dotadas mecanicamente do que outras. O pensamento positivo só nos leva até aí – ele tem limitações!



Isso não significa que eu seja contra o pensamento positivo. Na verdade, com o tempo percebi que me tornei um pensador cada vez mais positivo. As bases para o meu pensamento positivo, entretanto, não estão em minhas próprias habilidades e forças. O meu otimismo inextinguível reside no profundo senso de segurança e confiança na certeza de que Deus está orientando minha vida, que Ele tem propósitos para mim e está determinado a cumpri-los a todo custo.



. De quem é este dia? Muitas manhãs, mesmo quando enfrento uma agenda estressante, eu desperto com a alegre lembrança do Salmo 118.24: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele!” . Se eu acreditasse que o curso e a forma do meu dia fossem inteiramente de minha responsabilidade, provavelmente nem saisse da cama. Mas confiar num Deus bom, amoroso e misericordioso me dá confiança para enfrentar o dia e também para apreciá-lo. Isto é pensamento positivo.



. De quem é este trabalho? Algum tempo atrás li a história de uma mulher que mantinha uma perspectiva surpreendente do seu trabalho. Ela desempenhara as mesmas tarefas de limpeza durante 40 anos, no mesmo edifício de escritórios. Quando uma repórter lhe perguntou como ela lidava com a monotonia de fazer o mesmo serviço dia após dia, ela respondeu: “Eu não ficava aborrecida. Eu costumo limpar coisas que foram feitas por Deus. Limpo objetos que pertencem a pessoas que foram criadas por Deus e lhes torno a vida mais confortável. Meu esfregão é a mão de Deus!” Verdadeiramente isto é pensamento positivo. “Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus” (Eclesiastes 3.13).



. De quem é esta verdade? Vivemos num mundo que nos bombardeia com pensamentos negativos. Locutores de rádio são “peritos” em nos lembrar de tudo o que está errado, tanto na política externa como no nosso time favorito. Jornais e noticiários geralmente se concentram sobre o que é negativo, porque aprenderam que “boas notícias não vendem". Mas temos uma escolha. É preciso não afundar no poço negro da negatividade. Há abundância de beleza e bondade à nossa volta - precisamos procurar! “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4.8). E sim, isto é pensamento positivo.



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.





MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.