Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Princípios de finanças



Por Austin Pryor



Ao final de cada ano fazemos uma revisão dos princípios e estratégias financeiros que escrevemos ao longo do ano para os leitores da nossa revista mensal "Sound Mind Investing", para que

encontrem os que poderão ser adotados e implementados no ano seguinte. Contudo, tais decisões não devem ser tomadas de forma isolada.



Como investidor insistimos que cada decisão financeira seja tomada à luz do que Deus tem revelado em Sua Palavra. Assim, independentemente de quem seja consultado para obter recomendações financeiras, aqui estão princípios bíblicos universais administrativos que permanecerão imutáveis, seja qual for a direção em que soprarem os ventos políticos e econômicos.



Deus é o proprietário de tudo no Universo. “Ao Senhor, o seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe” (Deuteronômio 10.14. “Teu, ó Senhor, é o reino; Tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de Ti; Tu dominas sobre todas as coisas” (I Crônicas 29.11-12).

Deus é o proprietário de mim mesmo. Deus é nada menos que o Soberano Criador. Eu não sou nada mais que Sua criação administradora. “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi Ele que fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas” (Salmos 24.1-2).

Já que tudo que tenho me foi dado, não posso ter orgulho, apenas gratidão. “Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido?” (I Coríntios 4.7). “Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos” (I Timóteo 6.7-8).

Tenho responsabilidades de administrador sobre o que possuo e não direitos de dono. Esta é a vocação de toda uma vida, que exige que eu viva continuamente com os olhos na eternidade. “Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” (Lucas 16.1-12).

Sou convocado a viver plenamente hoje e não no futuro. Deus avalia a fidelidade de minha administração e doação com base no que eu faço com o que tenho agora e não no que eu faria se tivesse mais. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã” (Mateus 6.33-34).

Deus providenciou diretrizes para melhor gerenciar Sua riqueza para Sua glória. Em grande parte estas diretrizes são gerais e não específicas, o que significa que, para fazer escolhas sábias, devo buscar continuamente a sabedoria de Deus. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (II Timóteo 3.16-17).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Austin Prior, editor e diretor da revista mensal "Sound Mind Investing", especializada na diversificação de investimentos segundo princípios bíblicos. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.