Maná da Segunda

Maná da Segunda - Qual É a Razão do Seu Trabalho?



Por Robert J. Tamasy

Por que você vai trabalhar? A maioria de nós nem piscaria antes de responder: “Eu trabalho para ganhar a vida.” “Eu trabalho para ter um rendimento que possibilite o tipo de vida que desejo.” “Eu trabalho para poder pagar minhas contas.” Nenhuma dessas respostas está errada, mas será que são boas o bastante?

Recentemente participei de um café da manhã no qual o orador convidado disse que deveríamos considerar essa questão sob uma nova perspectiva. “Você trabalha para ganhar a vida?”, ele perguntou, “ou trabalha para fazer diferença?”.

Sem dúvida, trabalhar nos possibilita viver e cumprir nossas obrigações financeiras. As contas não se pagam sozinhas. E comida, roupas e outras necessidades não se materializam miraculosamente. Se necessitarmos de alguma coisa, é preciso dinheiro para obtê-la. Entretanto, conforme o orador sugeriu, se abordarmos o trabalho somente pela compensação que recebemos, vamos encará-lo como uma obrigação e não como uma oportunidade.

Existem muitas maneiras de fazermos diferença através do trabalho que realizamos e das responsabilidades que desempenhamos. Um oficial da lei, por exemplo, tanto pode ver seu trabalho como sendo pago para apreender infratores, quanto pode iniciar cada dia com a inabalável determinação de usar sua autoridade para tornar sua comunidade um melhor lugar para se viver. Professores podem encarar seu trabalho como fonte de rendimento ou como uma forma de exercerem um impacto positivo na vida de seus alunos, ajudando a moldá-los como pessoas produtivas.

Algumas profissões, tais como as que lidam com práticas médicas ou com a lei, ou ainda os altos postos executivos, geralmente permitem que as pessoas tenham rendimentos lucrativos. Mas, como muitos já descobriram, não importa quando dinheiro você ganhe, nunca é o suficiente. Quando perguntaram a um empresário muito rico “Quanto é o bastante?”, ele imediatamente respondeu: “Só um pouquinho mais.” Assim, todo entusiasmo com quanto alguém ganha logo desaparece. Porém, se o foco está em fazer diferença no mundo ou na vida das pessoas individualmente, não há limites para as recompensas intangíveis que podemos receber quando vamos trabalhar todos os dias.

Vemos essa verdade sendo abordada nas Escrituras de diversas formas. Aqui estão alguns exemplos:

Fomos criados para fazer o bem. Em nenhum lugar da Bíblia está escrito que o propósito do trabalho é apenas “ganhar a vida”. Ela diz, porém, que o trabalho para o qual fomos posicionados exclusivamente e chamados a realizar foi designado especialmente para nós. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10).

Através do trabalho podemos levar luz a um mundo de crescentes trevas.

Por muitas razões vivemos em um mundo de crescente negatividade. Os tempos parecem cada vez mais escuros e desanimadores. Por meio do nosso trabalho temos o privilégio de levar a luz da esperança, declarando verdades e princípios vivificantes que Deus apresentou em Sua Palavra, as Escrituras. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5:16).

Nós podemos encontrar realização no trabalho bem feito. Deus confiou a cada um de nós talentos e habilidades únicos e específicos. Fazendo o nosso trabalho – e servindo a outros – também estamos honrando a Ele. “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força...” (Eclesiastes 9:10). “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens...É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual sua resposta inicial para a pergunta: “Por que você vai trabalhar?”

2. Você concorda que apenas para ter rendimentos ou ganhar a vida não é razão suficiente para ir trabalhar? Por quê?

3. O que significa fazer diferença por meio do nosso trabalho? Que tipo de diferença você acha que pode fazer por meio do trabalho?

4. Como podemos trabalhar “com toda a força” ou “com todo o coração”, mesmo nas tarefas e responsabilidades rotineiras e pouco inspiradoras que temos que desempenhar?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:24; 14:23; 22:29; Eclesiastes 11:5; Romanos 12:9-13; II Timóteo 3:16-17.

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.