Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Qual o Seu Medo e Por Quê?



Por Robert J. Tamasy


Medo é uma emoção que parece dominar nosso mundo. Temos medo de questões mundiais como gripe aviária, AIDS, pragas e viroses graves. O crescimento do terrorismo global nos mantém em constante estado de ansiedade. A Bolsa de Valores cai pelo medo gerado por notícias do que pode vir a acontecer com grandes empresas. O potencial para ocorrência de um colapso econômico catastrófico nos inquieta. As ameaças do aquecimento global nos causam frio na espinha. Tememos pela segurança de nosso emprego ou pelo futuro do nosso negócio, em face das rápidas, imprevisíveis e, às vezes, drásticas mudanças.



Mas o medo é também uma questão pessoal. Temos medo de envelhecer e de morrer. Antecedentes familiares com doenças cardíacas ou câncer nos causam medo. Tememos que algo terrível aconteça com aqueles que amamos. O presidente Franklin D. Roosevelt declarou, há muitas décadas: “Não temos o que temer, a não ser o próprio medo”. Mas a maioria parece não concordar.



Indústrias descobriram que o medo é ótimo para negócios. Compramos apólices de seguros contra invalidez ou cuidados médicos prolongados, temendo que a incapacidade ou doenças prolongadas nos arruínem financeiramente. Seguramos nossas propriedades para nos salvaguardar contra a perda de bens valiosos. Sistemas sofisticados de comunicação são vendidos para nos proporcionar a segurança de uma resposta rápida em casos de emergências, como batidas de automóvel enquanto viajamos, problemas de saúde, ou algo simples como trancar as chaves dentro do carro.



Somos sábios em nos precavermos em nossas atividades diárias. Antecipar possíveis dificuldades e desafios faz parte de um bom planejamento empresarial. Mas viver em estado de medo contínuo nos expõe a um estresse constante, que nossas mentes e corpos não querem nem precisam. Então, como evitar – ou pelo menos minimizar – o medo, quando o mundo em que vivemos é um lugar tão assustador?



Em tempos como esses, fé é um recurso valioso. Mas fé em que? - você poderia perguntar. Aprendemos que fé em nós mesmos, em nossas habilidades, famílias, amigos, ou mesmo em nossas empresas, pode nos desapontar. Uma crucial mensagem da Bíblia diz que, em nossas vidas, tudo eventualmente pode falhar – exceto Deus. Consideremos então, algumas coisas que a Bíblia diz sobre Deus e o medo:



. Deus está conosco não importam as circunstâncias. Como Amigo sempre presente, Deus promete estar ao nosso lado nos momentos bons ou maus, pronto para vir em nosso auxílio. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10).



. Nada pode separar Deus de Seus seguidores. Muitos de nós têm sofrido com casamentos naufragados, perda de emprego, ou amigos que nos viraram as costas. Mas Deus promete nunca romper Seus laços com os que crêem Nele e O seguem. “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação, será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus , nosso Senhor" (Romanos 8.38-39).



. Confiança em Deus diminui o medo do desconhecido. Crer que Deus está no controle das circunstâncias que nos cercam, e que podemos nos voltar para Ele em tempos de necessidade, é um grande antídoto contra o medo. “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?” (Salmos 27.1).



. Não dê guarida a seus medos - livre-se deles! Um dos elementos paralisantes do medo é pensar que temos que lidar com ele sozinhos – e esta pressão pode ser esmagadora. Deus nos pede que lancemos tudo isso sobre Ele. “Lancem sobre Ele (Deus) toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (I Pedro 5.7).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.