Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Quando o Difícil É mais Fácil



Por Robert Tamasy

Alguma coisa na psique humana prefere o caminho de menor resistência, o modo fácil, o curso de menor investimento de suor e lágrimas. A história, porém, ensina que o “rápido e fácil” raramente é a avenida certa para alcançar sucesso duradouro e significância.

Na esfera do entretenimento e artes frequentemente ouvimos sobre “sucesso da noite para o dia”. Alguém desconhecido em um dia, passa a estar na boca de todo o mundo no dia seguinte; o surgimento da estrela de um grande filme; um cantor que ascende ao topo dos CD mais vendidos; um escritor cujo livro faz dele uma celebridade instantânea.

Embora se possa passar do anonimato ao estrelato num piscar de olhos, muito esforço, luta e preparação são investidos para tornar o “sucesso instantâneo” possível.

Meu amigo Gary Highfield é um exemplo disso. Em seu livro, "When 'Want to' Becomes 'Have to' (Quando “Quero” Se Torna “Preciso”), ele detalha uma infância difícil, com experiências tristes. Como adulto, com esposa e três filhos, ganhava por hora, num cargo sem perspectivas, que mal lhe permitia sobreviver. Mas ele queria vida melhor para sua família. Então, o “quero” se transformou em “preciso”, levando-o a implementar ambicioso programa de autodesenvolvimento.

O livro de Gary conta sua história pessoal e apresenta princípios e sabedoria que ele adquiriu ao longo de anos, através de trabalho duro e determinação, recusando-se a desistir. O caminho foi difícil, mas ele recusou aceitar o fracasso e a alternativa fácil de ser “vítima” das circunstâncias. A carreira de Gary transformou-se de um trabalho braçal frustrante e não compensador, em um grande sucesso em vendas e empreendedorismo.

Hoje muitos “direitos” têm sido prometidos a pessoas que se encontram em situação desfavorável. Mas Gary compreendeu que seu verdadeiro direito era utilizar os talentos e habilidades que Deus construíra dentro dele para realizar seus objetivos e sonhos. Por isso, ele se dedica hoje a ajudar outros em circunstâncias similares. Vejamos o que a Bíblia ensina a respeito:

. Sofrimentos servem para nos fortalecer. Reveses constroem resistência, assim como anos de treinamento capacitam atletas a um desempenho acima dos competidores. “Mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona” (Romanos 5.3-5).

Não existe solução rápida. Muitos desejam sucesso instantâneo, recompensas sem esforço. A formulação de um plano, mesmo que tome tempo para vencer os desafios e seguir adiante, podem ser por si mesmos uma recompensa. “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria” (Provérbios 21.5).

Lutas nos moldam e refinam. Uma lagarta tem grande dificuldade para escapar do casulo, ao se transformar em uma borboleta, mas seu esforço é recompensado ao voar majestosamente. De modo similar, o trabalho árduo nos refina e transforma em quem queremos nos tornar. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1. 2-4).

Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você é inclinado a tomar o “caminho fácil” sempre que possível? Como foi que "descobriu" que a abordagem "fácil" era a melhor?

2. Conhece alguém que venceu grande adversidade para alcançar sucesso? Acha que ele foi simplesmente “sortudo” ou mereceu e conquistou o que realizou?

3. É sábio adotar a abordagem mais difícil para realizar uma tarefa? Como discernir que a “solução rápida” não produz o melhor resultado?

4. A sociedade nos encoraja a viver de forma indolor e livre de problemas. Por que devemos, então, nos submeter a lutas e reveses para atingir um resultado?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 3.5-6; 10.4-5; 12.24; 14.23; 16.26; 20.24; Filipenses 3.12-14.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.