Maná da Segunda

Maná da Segunda - Quem lembrará do seu nome?



Por Robert Tamasy

Patrick Morley, autor do best seller The Man in the Mirror (O Homem no Espelho), tornou-se um pioneiro do movimento cristão de homens a algumas décadas atrás e é um perspicaz observador do ser humano.  Recentemente, ele iniciou o post de um blog refletindo sobre “um homem de negócios tremendamente bem-sucedido e ícone da filantropia” de sua cidade: 

“Seu nome estava constantemente na imprensa,” escreveu Morley.  “Ele era de longe bem mais conhecido do que você ou eu jamais seremos; contudo, não consigo lembrar-me de seu nome, 10 anos após a última vez de tê-lo ouvido.  E existem muitas outras pessoas assim como ele.”  Então, ele perguntou a seus leitores:  “Quem vai se lembrar do seu nome 10 anos depois de você morrer?  Que grande pergunta para balizar as prioridades de sua vida!” 

Morley estava certo.  Muitas das pessoas que fazem as manchetes de hoje, aquelas cujos nomes são vistos quase que diariamente nos periódicos de economia, programas de notícias ou entretenimento, terão sido de há muito esquecidas dentro de décadas, substituídas por outros indivíduos de sucesso mais recente.  Pense, por exemplo, nos “sucessos de uma só canção” da indústria da música.  Eles gravaram uma ou duas canções que todo mundo cantarolou durante um período, e depois aparentemente desapareceram.  Ocasionalmente ouvimos suas canções novamente no rádio, mas não conseguimos lembrar quem foram os artistas que as gravaram. 

O mesmo pode ser dito das “estrelas” de aparição única em qualquer área de empreendimento, inclusive no mundo empresarial e profissional.  Assim, a pergunta é válida:  Quem se lembrará do seu nome 10 anos após a sua morte?  E se lembrarem, por que o farão?

No livro da Bíblia de Provérbios, encontramos inúmeras referências que provocam a reflexão e enfatizam o quão efêmera pode ser a fama.  Também podemos aprender ali como estabelecer um nome que será lembrado – e por bons motivos. 

Um bom nome não tem preço. Uma reputação sólida pode ser destruída num momento por um mal julgamento, mas um legado duradouro afetuosamente lembrado requer uma vida inteira para ser estabelecido. “O bom nome vale mais do que muita riqueza;  ser estimado é melhor do que ter prata e ouro.” (Provérbios 22:1). 

Seja alguém que as pessoas queiram lembrar e não dispostas a esquecer. Há líderes bons e ruins; os ruins provavelmente não serão lembrados por muito tempo.  “Os bons serão lembrados como uma benção, porém os maus logo serão esquecidos.” (Provérbios 10:7).  “Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará.”  (Provérbios 24:19-20). 

Mantenha o foco no que vai durar e não em coisas que podem ser perdidas ou deteriorar com o tempo. Coisas temporais, aquelas que não podem ser mantidas para sempre ou se depreciam com o tempo, são procuras vãs.  Por isso Jesus instruiu Seus discípulos a manter o foco no que é eterno, e não no temporário. “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.  Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.  Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:19-21). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto .


Questões Para Reflexão ou Discussão   

Responda:  quem lembrará de seu nome 10 anos após sua morte?

Em sua opinião, por que tantas pessoas que aparecem regularmente sob a luz dos holofotes são esquecidas após sua morte ou assim que encerram suas carreiras?

O que você pode fazer para assegurar que bem depois de ter ido embora – da empresa onde trabalha, da comunidade onde vive ou mesmo desta vida – as pessoas terão bons motivos para se lembrar do seu nome?

Você acha que devemos nos preocupar se as pessoas irão ou não se lembrar de nós depois que deixarmos esta vida?  Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:30;  13:9;  25:9-10;  27:24;  Mateus 7:13-14;  Filipenses 4:9;  

II Timóteo 2:2. 

 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.