Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Questionando a Fidelidade de Deus



Por Jim Mathis

Alguma vez você já sentiu que, apesar de estar sendo fiel e obediente a Deus, por algum motivo Ele não estava correspondendo? Tenho que admitir que foi exatamente assim que me senti por vários anos. Eu orava e tentava fazer o que, segundo eu cria, Deus queria que eu fizesse, mas os frutos dos meus esforços não correspondiam às minhas expectativas. Tudo era muito difícil e os resultados insignificantes.

Certo dia expressei minha frustração para minha esposa. Ela sugeriu que eu escrevesse sobre a fidelidade de Deus para comigo nos últimos dez anos, especificamente as coisas fora do meu controle, que mostraram o trabalhar de Deus em minha vida.

Quando minha lista atingiu dez itens enxerguei nela um padrão claro. Nove entre os dez estavam ligados a pessoas e relacionamentos. A maior parte das vezes em que Deus trabalhou em meu favor, Ele estava colocando pessoas em minha vida de forma inesperada. Ele me apresentou a novos amigos de maneiras incomuns, guiou-me a certas pessoas que me auxiliaram a resolver problemas e me cercou de outras que me encorajaram e me ensinaram no momento certo.

Por exemplo, sempre alimentei o desejo de cantar, mas ao tentar fazê-lo, recebia pouco encorajamento. Obviamente eu não era tão bom assim. Minha esposa sugeriu que eu contratasse um professor para treinar minha voz. Dias depois conheci uma cantora famosa. Quase sem pensar perguntei se ela me aceitaria como aluno e, na semana seguinte, começamos com aulas de canto.

Ela provou ser excelente professora e hoje, três anos depois, já não hesito mais em cantar em público e geralmente recebo calorosos cumprimentos. Deus trouxe para minha vida a pessoa certa, no momento certo, para realizar o desejo do meu coração.

Durante os sete anos em que administrei uma cafeteria, as pessoas sempre perguntavam onde tínhamos encontrado nossa maravilhosa equipe. Tinha que admitir honestamente que Deus é quem tinha guiado até nós as pessoas certas, no momento certo. Não éramos espertos o suficiente para fazer aquela seleção de pessoal sozinhos.

Outras coisas importantes ao longo dos últimos anos estão relacionadas com Deus colocando pessoas especiais no meu caminho no momento preciso. Eu toco numa banda que busca comunicar uma mensagem com base bíblica. Deus orquestrou a chegada de cada membro do grupo no momento certo de nossa carreira, para que Ele fosse glorificado.

Em Mateus 6.19-21 Jesus diz: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Creio inteiramente que os “tesouros no céu” são nossos relacionamentos, amizades e aquilo que fazemos visando alcançar pessoas à nossa volta com o amor de Jesus Cristo.

Em cada circunstância minha frustração para com Deus estava relacionada a preocupações materiais, coisas que eu sabia serem de natureza temporária – tesouros na terra! O trabalhar de Deus envolve aquilo que é permanente, como pessoas, relacionamentos e verdade. A prioridade Dele são pessoas; para Ele, coisas materiais são secundárias. Eu sabia que Deus provê todas as nossas necessidades, mas ainda assim esperava ser recompensado com opulência material. Daí minha frustração.

A extensa lista de pessoas maravilhosas na minha vida me deixa envergonhado por ter duvidado do amor de Deus e de Sua fidelidade para comigo.

Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Jim Mathis, diretor executivo do CBMC em Kansas, Missouri e em conjunto com a esposa Louise dirigem uma Cafeteria. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes


--------------------------------------------------------------------------------

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Seja você cristão, alguém novo na fé ou céptico, qual sua reação à idéia que a fidelidade de Deus para conosco depende de nossa obediência a Ele?

2. Alguma vez você já achou que Deus deveria recompensá-lo por suas ações, pelas coisas que você faz segundo os Seus ensinamentos?

3. Se você fizesse uma relação das coisas positivas que ocorreram em sua vida sobre as quais você não tinha controle algum, como ela seria? Você acha que Deus merece o crédito por elas?

4. Seus esforços hoje visam “juntar tesouros na terra”, ou “juntar tesouros no céu”, como Jesus ensinou?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmo 36.5; Salmo 92.2; Provérbios 3.3; Lamentações 3.22-23; Romanos 3.3-4.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda