Maná da Segunda

Maná da Segunda - Reparar, Restaurar e Melhorar o que Estava Quebrado



Por Jim Mathis

Em meu negócio de restauração de fotos, é frequente ver fotografias manchadas, desbotadas e até mesmo aos pedaços.  Meu trabalho consiste em juntar as partes novamente, remover manchas e imperfeições, e restaurar as cores desbotadas.

No processo, uso uma variedade de ferramentas.  Às vezes, as ferramentas são óbvias, como sabão e água num chumaço de algodão.  Outras vezes, eu uso softwares de computação gráfica altamente sofisticados, como o Adobe Photoshop, para preencher rachaduras ou mesmo repor partes que faltam.

Um de meus maiores prazeres – profissional e pessoalmente falando – é ser capaz de apresentar a um cliente uma imagem restaurada que ele julgava perdida, impossível de reparar, seja de um ente querido ou de uma lembrança que lhe é cara. 

Aqui existe uma metáfora para o viver diário, porque frequentemente não são apenas fotos que ficam danificadas.  As vidas das pessoas também – algumas vezes muito seriamente.  Sob um aspecto ou outro, isso é verdadeiro para todos nós.  Felizmente, temos um artesão habilidoso chamado Jesus, que pode examinar os pedaços da nossa vida, ver o que está danificado, descobrir o que está desbotado ou tenha sofrido abusos, e até mesmo encontrar o que está faltando em nossas vidas.  E então, como um especialista em fotografia habilidoso, Ele pode cuidadosamente fazer com que tudo fique como novo. 

Usando softwares especiais, posso trabalhar para fazer com que praticamente qualquer fotografia fique ainda melhor do que uma nova - invariavelmente bem melhor do que as expectativas do cliente.  Trabalho meticulosamente para que tudo o que foi negligenciado, danificado ou rasgado fique em condições superiores ao original.  Gosto de dizer aos meus clientes que eu posso, não apenas reparar as fotos estragadas, como também melhorá-las, mesmo quando eles não sabiam que havia alguma coisa errada com elas. 

De uma maneira muito mais profunda e eterna, todos os dias Deus está fazendo o mesmo tipo de trabalho em nossa vida através de Seu Filho, Jesus Cristo.  Ele faz disso Sua empreitada – tomar vidas danificadas, partidas, descoradas ou com partes faltando, e as restaura, deixando-as melhor do que antes. 

Deus tem prazer neste processo de restauração e renovação.  Ele declara isso no Antigo Testamento da Bíblia.  “Vejam, estou fazendo uma coisa nova!  Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?...” (Isaías 43:19).  E então, à medida que o nosso relacionamento com Ele cresce, somos convidados a experimentar um processo de transformação divino e eterno.  “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente...”  (Romanos 12:2).  Quando concentramos o foco em Deus e nas Escrituras, podemos nos tornar novas pessoas. 

Ao invés de chumaços de algodão, aerógrafos e softwares de computador, Deus usa o amor, perdão e reconciliação como Suas ferramentas para a transformação. 

Admito que, como profissional em fotografia não saio por aí consertando todas as fotos que vejo.  E Deus não conserta vidas quebradas automaticamente.  Cada um dos meus clientes sabe que tem um problema com sua foto, por isso a trazem para mim para que seja melhorada.  Uma vez que tenham chegado a mim, faço tudo o que posso para resolver o seu problema.  Da mesma forma, Deus quer que cheguemos a Ele e admitamos que estamos prontos para receber a ajuda que somente Ele pode nos dar. 

Por isso Jesus disse:  “...Peça, e lhes será dado;  busquem, e encontrarão;  batam, e a porta lhes será aberta.”  (Lucas 11:9).  Assim como meus clientes apresentam suas necessidades para mim, devemos apresentar nós mesmos a Deus.    

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.   Você já viu uma foto antiga ou estragada que um especialista pôde restaurar à sua qualidade original ou ainda melhor?  Qual sua reação?

2.   Você concorda com a analogia entre o processo de restauração e melhoria de fotos antigas e o processo espiritual de transformação de vidas?  Por quê? 

3.   Por que, em sua opinião, nem todos aqueles que passam por dificuldades ou levam vidas conturbadas se voltam para Deus em busca de ajuda?

4.   Deus já agiu dessa maneira em sua vida?  Talvez Ele esteja fazendo reparos e mudanças necessários em sua vida neste momento.  Se assim for, como é o processo em sua experiência pessoal?

Nota.: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Romanos 6:5-14;  II Coríntios 5:17-21;  Gálatas 2:20;  Filipenses 4:4-9;  I Pedro 1:3-4.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.