Maná da Segunda

Maná da Segunda - Seja o Melhor "Você" Que Puder



Por Jim Mathis

Semana passada, no encontro mensal de um grupo local de escritores, um dos membros disse que quando estava na pré-escola, sua mãe a inscreveu em um clube de livros infantis. Aqueles livros mensais a levaram a amar a leitura, ter paixão por livros e, por fim, a uma carreira como escritora.  Ela acredita que realmente existe vida antes da morte, quando vivemos de tal forma que Deus venha dar um “like” quando chegarmos ao final da vida. 

Como autodeclarada forjadora da palavra, ela disse amar os livros atraentes e o palavreado inteligente do escritor de livros infantis, Dr. Seuss.  Em um deles, ele escreveu: “Hoje, você é você!  Isto é mais verdadeiro do que a verdade! Não existe ninguém vivo que seja mais você do que você mesmo!”  Isso me fez lembrar uma das minhas canções favoritas de Bob Dylan. Ao declarar sua independência do cenário da música “folk” chamada “Maggie’s Farm”, Dylan cantou: “Eu tento o meu melhor para ser apenas como eu sou, mas todo mundo quer que eu seja como eles.”

Você às vezes percebe que, mesmo que tenha êxito em ser o melhor VOCÊ que existe, parece que todos querem que você seja outra pessoa, principalmente como eles são? Recentemente ouvi alguém dizer que os dois dias mais importantes da nossa vida são aquele em que nascemos e o dia em que descobrimos por quê.  Infelizmente, muitos de nós gastam tanto tempo tentando ser o que todo mundo quer que sejamos que raramente descobrimos quem somos – ou por que somos assim.  

A Bíblia fala que somos únicos, que Deus planejou cada um de nós: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.  Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção... todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16).  

Isto sugere que Deus tem um plano especial para cada um individualmente, não apenas quanto a nossa constituição física, mas também quanto a nossos talentos, interesses, habilidades e dons espirituais que Ele provê para cada um de Seus filhos. Vivendo em um ambiente – no trabalho, bem como em nossos lares e comunidades – onde as pessoas tentam nos forçar a nos encaixarmos nas expectativas que mantêm a nosso respeito, as Escrituras nos alertam: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”  (Romanos 12:2).  

Deus quer que sejamos e nos tornemos o que Ele planejou que fôssemos, e não o que as pessoas e as circunstâncias à nossa volta tentam nos influenciar e levar-nos a ser. Escrevendo ao seu jovem discípulo, o apóstolo Paulo o encorajou: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (II Timóteo 2:15).  Embora a maioria de nós não seja chamada para o ministério, ainda assim somos instruídos a conhecer a Palavra de Deus e aplicá-la a todas as áreas da nossa vida. 

Fomos colocados aqui para fazer diferença em nosso mundo.  É difícil fazer diferença sendo todos iguais, de conformidade com que os outros dizem que devemos ser ou o que devemos fazer.  Por esta razão eu sugiro que você seja você – seja a pessoa que Deus planejou que você fosse desde o momento do seu nascimento.  Pode não ser algo que o mundo considere de grande importância. Você pode não ter reconhecimento nem louvor.  Poucas pessoas têm.  Porém, todos nós temos um propósito estabelecido por Deus, seja ele grande ou pequeno.  O impacto que podemos exercer não pode ser subestimado.  No mínimo, seu propósito é ser o melhor você que consiga ser!

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Pensando nas palavras do Dr. Seuss, “Hoje você é você! Isto é mais verdadeiro do que a verdade!” se alguém lhe perguntasse quem é você como você responderia?

2. Na canção de Bob Dylan, ele disse: “Eu tento o mais que posso ser justamente como eu sou, mas todo mundo quer que eu seja como eles.”Você já se sentiu deste modo?  Ao invés de apreciarem a sua singularidade outras pessoas tentam faze-lo conformar-se àquilo que querem que você seja?  Qual foi sua reação?  Isto ainda acontece em sua vida?

3. O que você pensa diante da declaração bíblica de que cada um de nós foi “feito de modo especial e admirável” por Deus?  O que isto significa para você?

4. Quando lê que deveríamos fazer diferença no mundo que nos cerca, o que lhe vem à mente? É algo que deveríamos almejar alcançar intencionalmente ou algo que deveria ocorrer naturalmente enquanto vivemos o nosso cotidiano? Explique sua resposta. 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Coríntios 3:9; 16-17;  Filipenses 3:7-14;  II Tessalonicenses 1:11-12;  II Pedro 1:3-8.  

 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.