Maná da Segunda

Maná da Segunda - Sempre Pronto Para Responder



Por Robert J. Tamasy

Por que você vai trabalhar? Existem muitas respostas para esta pergunta. Uma delas, obviamente, é ganhar o sustento e outra, se você for bastante afortunado, é o envolver-se com uma profissão ou arte que você aprecia e acha gratificante. Nosso trabalho pode beneficiar outras pessoas. Mas para uns poucos, o trabalho é uma atividade que preenche o tempo entre os finais de semana. 

Você já considerou que iniciamos um dia de trabalho para representar Jesus Cristo, mesmo que nosso empregador não seja uma igreja, uma organização cristã sem fins lucrativos ou uma empresa que pertença a seguidores de Jesus?

Essa razão pode não estar em primeiro plano em nossa mente, mas deveria estar. Colossenses 3:23 declara: “Tudo o que fizerem, façam...como para o Senhor”.  Podemos demonstrar isso pela diligência e qualidade com que realizamos nosso trabalho, mas também deveríamos reconhecer que através do nosso trabalho temos oportunidade de encontrar pessoas que podem desejar saber mais sobre Ele. Sendo assim, precisamos estar preparados.  

Meu amigo Tom é gerente geral de uma empresa manufatureira. Não faz muito tempo, um cliente importante de outro país chegou para uma visita de negócios. Ele viu Tom distribuindo alguns tíquetes para os trabalhadores na fábrica e perguntou o que era isso. Ao saber que eram para um evento na igreja de Tom, onde um orador iria falar sobre sua fé em Jesus Cristo, ele ficou cheio de perguntas.

Uma a uma, Tom respondeu às perguntas dele com sensibilidade e gentileza. O cliente explicou que sua esposa era seguidora de Cristo, mas que em seu país muitos abraçavam diferentes religiões. Enquanto Tom fornecia as respostas, o visitante frequentemente expressava assombro, comentando: “Ninguém jamais me disse algo assim!”, ou, “Nunca ouvi isso ser explicado dessa maneira.”  Isso levou a mais conversas ao longo dos dias subsequentes. 

Quando Tom me contou essa história, ele admitiu que não estava esperando essa oportunidade para falar sobre sua fé em Jesus.  Mas ele entendeu sua responsabilidade para servir sua empresa e clientes com o melhor de sua habilidade e também servir e representar a Deus. Ele seguia 2Timóteo 2:15, que instrui:  “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.”  Tom ainda estava aplicando dois princípios para comunicar sua fé aos outros: 

Esteja sempre pronto para responder. Oportunidades para falar com outros sobre Jesus Cristo geralmente surgem de modo surpreendente. Assim, espere pelo inesperado. “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito” (1Pedro 3:15-16). 

Busque sabedoria para responder de forma apropriada. Não existe receita de bolo pronta para evangelismo pessoal. Requer sabedoria e confiança na direção de Deus para saber o que dizer, e como dizer apropriadamente. “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um” (Colossenses 4:5-6). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

 Questões Para Reflexão ou Discussão   


  1. Por que razão você vai trabalhar?
  2. O que você acha da ideia de ir para o trabalho reconhecendo que uma de suas responsabilidades é servir e representar a Jesus Cristo? 
  3. Como podemos “estar prontos”, ou, “sempre preparados” para falar aos outros sobre aquilo em que cremos quando a oportunidade se apresenta?
  4. Jesus disse a Seus discípulos: “Vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19).  A expansão do comércio global tem melhorado nossa habilidade de levar adiante essa missão



Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 9:10; Mateus 5:16; Efésios 2:10; Colossenses 3:17,24; Tito 2:7-8; 1Pedro 2:12. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL


 


 


Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.