Maná da Segunda

Maná de Segunda: Seu Trabalho Importa Para Deus?



Por Robert J. Tamasy

Doug Sherman e William Hendricks escreveram um interessante livro com o título, “Seu Trabalho Importa Para Deus”. Imagino que algumas pessoas ao olharem para esse título, devem ter pensado com seus botões: “Vocês devem estar brincando!” Afinal de contas a maioria de nós imagina um espaço vazio a dividir o sagrado e o mundano, como se fosse um abismo largo demais para ser cruzado. Ou como linhas paralelas destinadas a nunca se encontrarem. Mas será isso realmente verdade? O espiritual e o material se excluem mutuamente? O que acontece dentro do escritório do executivo ou de um gabinete escapa à atenção do Todo Poderoso?



Li recentemente uma declaração de Andrew Murray, o sul-africano que morreu há cerca de noventa anos. Apesar do tempo decorrido, sua observação sobre o trabalho permanece tão verdadeira quanto no dia em que foi escrito:



“Algumas pessoas pensam que Deus é seu provedor no que se refere às coisas espirituais, mas não às temporais. Porém, quando Deus envia você para trabalhar no mundo, Ele não diz: ‘Agora Eu preciso ir embora, enquanto você vai ganhar sua subsistência’. Ao contrário, Deus diz: ‘Meu filho, não há trabalho que você faça, ou negócio com o qual se envolva, em que Eu, seu Pai, não esteja com você, através do Meu poder e provisão’. A maior parte da vida de muitas pessoas é gasta em meio às tentações e agitações dos negócios; mas Deus cuidará delas ali. O cuidado de Deus abrange suas vidas como um todo.”



A maioria de nós passa mais tempo no trabalho do que em qualquer outra parte, incluindo nosso lar. Dedicamos 40, 50, 60 horas semanais ou mais desempenhando funções e responsabilidades, pelas quais recebemos remuneração. Podemos conduzir nossos negócios sem usar uma terminologia espiritual ou religiosa, mas por que deveríamos concluir que Deus não tem interesse em nossa carreira ou profissão?



A Bíblia fala muito sobre trabalho, começando no primeiro capítulo do primeiro livro: “Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra!... Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes. Elas servirão de alimento para vocês” (Gênesis 1.28-29). Depois da desobediência de Adão, Deus amaldiçoou a terra, tornando o trabalho muito difícil. Mas este não perdeu a santidade inerente a um chamado divinamente ordenado. Embora a tradição humana tenha por vezes comunicado ponto de vista diferente, na Bíblia não há hierarquia de tarefas, indicando que trabalho "secular", seja menos valorizado por Deus do que o trabalho "eclesiástico", realizado em igreja ou campo missionário.



Diversas declarações das Escrituras sobre o trabalho nos asseguram que ele é nobre, uma ocupação e privilégio baseados nos princípios de Deus.



. O valor do trabalho. “Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus, porque, sem Ele, quem poderá comer ou encontrar alegria?” (Eclesiastes 2.24-25).





. A motivação do trabalho. “O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona” (Provérbios 16.26).





. A recompensa do trabalho. “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo” (Provérbios 12.11).





. O objetivo do trabalho. “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai... Façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3.17, 23).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.