Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Testados Pelo Sucesso



Por Robert Tamasy

Todos nós já vimos esse fenômeno: estrelas dos esportes que desfrutam da adoração dos fãs, exibindo diversos tipos de comportamento vergonhoso; celebridades da mídia e do mundo do entretenimento agindo de forma contrária às personalidades gentis e amigáveis que aparentam na TV ou no cinema; políticos amáveis durante a campanha eleitoral, exibindo arrogância para quem discorda deles.

Elas acreditam no que os jornais dizem a respeito delas e caem na armadilha da própria fama. A adulação que recebem as convence que são “especiais”. Porém, ainda que não tenhamos alcançado um status tão celebrado, podemos flertar com o perigo de cair no mesmo tipo de atitude egocêntrica.

Por exemplo, você é reconhecido como o melhor executivo de vendas da empresa. Quando lhe dão tapinhas nas costas e congratulações, como você reage? Você recebe a tão ansiada promoção, com direito a sala nova, status e outros benefícios; como você trata aqueles que não atingiram seu nível de realização e vão se reportar a você?

Fui editor de uma revista onde fiz mudanças importantes. As pessoas começaram a me abordar para me agradecer pelas mudanças. Inicialmente eu me sentia satisfeito, mas com o passar do tempo esse gesto passou a não me surpreender mais. Foi quando tomei consciência do perigo de deixar palavras lisonjeiras massagearem meu ego.

Costumamos encarar os “testes” da vida quando confrontados com reveses e adversidades e como reagimos às circunstâncias difíceis. Mas aprendi que também podemos ser "testados" pelo sucesso. Prosperidade, por exemplo, é coisa boa, salvo quando nos deixa inchados pelo orgulho. A Bíblia se refere a isso como:

Fogo da adulação. Assim como o metal precioso é refinado pelo calor extremo para remover impurezas, nossos períodos de teste na vida, bons ou ruins, servem para revelar nossos defeitos e, esperançosamente, ajudar a eliminá-los. “O crisol é para a prata e o forno para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe” (Provérbios 27.21).

Tentação da autopromoção. Vivemos num mundo centrado em rótulos e marketing. Ouvimos que devemos nos autopromover se quisermos avançar profissionalmente e realizar nossas ambições. “Você tem que tocar tambor para fazer-se notar”, nos dizem. Mas existe algo acerca de um espírito sincero e humilde que as pessoas respeitam e admiram e que conquista favor: “Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios” (Provérbios 27.2).

Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Que pensa quando famosos se enredam em seu status de celebridade, comportam-se de modo escandaloso ou são presos por atividades ilegais?

2. Concorda que receber louvor por realizações pessoais e profissionais pode ser um teste para o caráter de alguém, pela forma como ela reage?

3. Quando seus superiores ou colegas o cumprimentam por seu trabalho, geralmente como você reage? Você já se sentiu testado pelo louvor que recebeu?

4. Como evitar se tornar “inchado” pelo sucesso, pensando sobre si mesmo de forma mais elevada do que deveria?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11.2; 15.33; 16.18; 18.12; 22.4; Romanos12.3; Filipenses 2.3-11; 1Pedro 5.5-6.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda