Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Tirando proveito de mudanças



Por Rick Warren



A maior parte das sociedades sempre se viu, em certa medida, em estado de mudança. Mas o que faz as mudanças do século XXI diferentes das de 50 anos atrás é a sua rapidez, intensidade e imprevisibilidade.



A tecnologia comanda esse aumento de velocidade. O período de validade de produtos enlatados está ficando cada vez menor. Novos modelos, novos métodos e novos paradigmas surgem a cada dia no cenário de negócios. No passado, empresas podiam permanecer competitivas fazendo apenas mudanças incrementais. Hoje as mudanças acontecem em escala maciça.



A chamada “recessão” que grande parte do mundo experimentou alguns anos atrás, não foi exatamente uma recessão. O que ocorreu, na verdade, foi uma reestruturação da economia em nível nacional e internacional. Postos de trabalho eliminados durante esse processo jamais serão recuperados. Não existe um padrão para mudanças. Previsões e planejamento de longo prazo são atividades de alto risco. Não se pode garantir a repetição de coisa alguma. A única previsão que pode ser feita com segurança é que as coisas vão mudar!



Nessa “idade do absurdo” segundo Charles Handy, CEO’s, administradores, equipes de vendas e líderes devem aprender a pensar de cabeça para baixo, de dentro para fora e de trás para frente, a fim de lidar com esse ambiente imprevisível. O consultor empresarial Tom Peters chamou essa habilidade de “florescer no caos”. Para obter sucesso, você precisa fazer mais do que lidar com

mudanças ― precisa tirar proveito delas, encarando cada mudança como oportunidade disfarçada e não como ameaça.



Já que não podemos deter as mudanças precisamos aprender a tirar vantagem delas. Aqui estão algumas sugestões da Bíblia sobre mudanças que deveríamos considerar:



. Mantenha atitude positiva. Embora nem toda mudança seja boa, podemos escolher a atitude que adotaremos para com ela. Mesmo mudanças negativas podem se transformar em aliadas, se tirarmos proveito delas e usá-las para o nosso bem. “Agora as suas atitudes e os seus pensamentos, tudo deve estar constantemente mudando para melhor” (Efésios 4.23).



. Jamais pare de aprender. Nunca pense que sabe tudo. Permaneça humilde e se surpreenderá com o que poderá aprender com clientes, inimigos, empregados, concorrentes, amigos, até mesmo crianças. “A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e seu ouvido aberto para ouvir novas idéias” (Provérbios 18.15).



. Seja flexível! Antes que as garrafas de vidro fossem inventadas, o vinho era conservado em cantis de peles de animais. Quando esses recipientes ficavam velhos se tornavam frágeis e se rompiam com o vinho novo que ainda estava fermentando e expandindo. Jesus ensinou: “Ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha” (Marcos 2.21-22). O argumento do Mestre Jesus é que, ao enfrentar mudanças, ou nos ajustamos ou explodimos!



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.