Maná da Segunda

Maná da Segunda - Trabalhando Sob Nova Direção



Por Robert Tamasy

Você já passou de carro diante de um negócio e notou uma placa onde se lia “Sob Nova Direção” exibida com destaque em sua fachada? Isso sempre o leva a imaginar se significa uma boa coisa ou não, certo? 

Posso pensar em um restaurante ou dois que eu apreciava frequentar até que sua qualidade e/ou serviços decaíram, tornando menos atraente a ideia de continuar a prestigiá-los. Quando via “Sob Nova Direção” na sua vitrine da frente ou na marquise, pensava: “Será que devo visitá-los novamente e ver o que mudou?” 

O mesmo se aplica a grandes corporações, onde uma velha liderança é removida e um novo CEO é designado com promessas de coisas maiores e melhores chegando.  Quando uma organização está passando por tempos difíceis, seja ela uma fábrica de automóveis, uma instituição educacional ou uma cadeia de varejo, a promessa de uma “Nova Direção” geralmente serve para acalmar acionistas, consumidores e patrocinadores - pelo menos temporariamente. 

Mas aplicando essa ideia a uma esfera mais pessoal, alguma vez você já sentiu a necessidade de que sua vida estivesse “Sob Nova Direção”? Talvez haja algum traço comportamental do qual você não se orgulhe. Quem sabe, um temperamento que se descontrola por nada e que lhe causa problemas de interação com empregados, colegas e mesmo clientes. Ou ainda, sentimentos de ira que você acha difícil reprimir – mesmo quando não pode identificar exatamente por que está irado. Ou outras tentações que infestam o seu cotidiano, seja no trabalho, seja na vida pessoal. Você gostaria de mudar, sentir ou agir de maneira diferente, mas sente-se incapaz de fazê-lo. 

O que você diria se lhe fosse apresentada a oportunidade de fazer as mudanças desejadas, e que isso não exigiria muito esforço de sua parte? Anos atrás, alguém entrou em minha vida e me ajudou a compreender e aplicar algumas verdades bíblicas que descobri serem transformadoras – capazes de verdadeiramente produzir mudança de vida. Eis aqui algumas delas, para sua consideração: 

É oferecida a nós a oportunidade de nos tornarmos “novos”. Tornar-se seguidor de Jesus Cristo significa muito mais do que receber perdão dos pecados e a certeza de vida após a morte. Também significa que de fato recebemos uma nova vida espiritualmente. Com ela vem a capacitação para vencer velhos hábitos e comportamentos destrutivos, não por meio de nossa própria iniciativa, mas pelo poder de Jesus vivendo em nós. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (II Coríntios 5:17). “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...(Gálatas 2:20).  “...Como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.” (Romanos 6:4). 

Somos libertos do poder da nossa antiga maneira de ser. Alguns veem a chamada “vida cristã” como a tentativa de se moldar a um novo conjunto de regras, rituais e regulamentos. Entretanto, a Bíblia ensina que nos tornamos livres do poder do pecado – definido como “errar o alvo” dos perfeitos padrões de Deus – e capacitados a viver como Deus sempre planejou. “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” (Romanos 6:11). “Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. (Romanos 6:18). 

Talvez você precise entregar a sua vida a Jesus Cristo pela primeira vez. Ou, quem sabe, como um de Seus seguidores, você tenha deixado de reconhecer e de se apropriar de Seu poder para estar “Sob Nova Direção”. Hoje pode ser um bom dia para começar, orando e buscando o apoio de amigos de confiança.

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.   Descreva uma ocasião em que você tenha decidido prestigiar uma empresa que anunciava estar “Sob Nova Direção”.

2.   O que você pensa da ideia de estar “Sob Nova Direção” pessoalmente? Houve ocasião em que você achou que esta era uma boa ideia, mas imaginava se era possível consegui-lo? De que modo?

3.   A Bíblia declara que se tornar novo – uma nova criação – não é uma noção fantasiosa, mas uma possibilidade real, pelo poder de Jesus Cristo. Como você reage a isso? Já o experimentou? Está experimentando neste momento?

4.   O que significa para você a afirmação bíblica de tornar-se escravo da justiça – seja na vida profissional, seja na esfera pessoal? Isso desperta sua curiosidade ou interesse? Isso lhe soa agourento? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos João 15:1-5; Atos 17:28; Romanos 6:3-14; 16-23; 7:21- 8:2 Filipenses 4:13. 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda